Ministro Carlos Lupi recebe proposta para trabalhadores da Cultura do Movimento Cultural do PDT

08/02/2023

Para Roberto Viana, é preciso garantir uma Previdência que permita ao setor cultural o direito à aposentadoria

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se reuniu na tarde desta terça-feira (8) com o presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), Roberto Viana Jr., para discutirem pautas relevantes para a Cultura do País, em especial para os trabalhadores do setor.

Viana apresentou ao ministro uma proposta para um modelo de Previdência que contempla as necessidades dos trabalhadores da Cultura, e que é o resultado de vários debates realizados com diversos segmentos sociais, como a academia, universidades, artistas, sindicatos, associações e outros partidos políticos.

Além de acatar o conteúdo da proposta, Lupi se comprometeu a continuar trabalhando para ampliar essa agenda por meio de novas reuniões que, além do movimento pedetista, também enolverá outros setores da sociedade e o Governo Federal.

Viana destacou o  importância da abertura de diálogo com o Governo por meio de uma pasta do Executivo tão importante como a Previdência Social, dirigida por Lupi, presidente nacional do PDT licendiado, considerando, sobretudo, o fato de que partido sempre teve a Cultura e os trabalhadores como plano central de seu projeto para o pleno desenvolvimento do Brasil.

De acordo com o pedetista, uma vez que a Cultura é um direito garantido na Contituição do País, todos que trabalham no setor devem ter direito a uma aposentadoria digna.

“São o trabalho desses trabalhadores que garantem esse direito ao povo brasileiro. E não me refiro apenas à classe artística, mas sim a toda a cadeia Cultural. Não podemos invisibilizar esses trabalhadores. É preciso e necessário garantir uma previdência que atenda a eles, com o direito de se aposentarem. Por isso, estamos construindo caminhos, idéias, debatendo e aperfeiçoando cada vez mais essa luta”, afirmou Viana.