Ministério da Previdência nomeia primeira mulher transexual para a Assessoria de Participação Social e Diversidade

30/03/2023

Amanda Anderson foi convidada pelo ministro Carlos Lupi para inaugurar o novo posto na Pasta

A presidente nacional do PDT Diversidade, Amanda Anderson, foi nomeada assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Previdência Social. Ela é a primeira mulher transexual a assumir o cargo na Pasta. O convite veio do presidente nacional pedetista licenciado, o ministro Carlos Lupi, e contempla os esforços trabalhistas para promover a inclusão.

“Escolhemos uma liderança competente, comprometida, que há muito tempo luta pela diversidade no Brasil. Estamos em um ministério que ressurgiu atual, moderno, mostrando a diversidade do povo brasileiro, seja LGBTI+, preto. pessoa com deficiência ou quaisquer minorias”, afirmou o ministro Carlos Lupi.

Feliz com a escolha e ciente da representatividade, Amanda afirma que os espaços, antes negados às minorias, passam agora a ser ocupados por elas. “Esse é mais um passo para o país que almejamos, um país plural, com todas as suas cores, seus amores e seus sabores, ocupando espaços antes negados à populações marginalizadas e excluídas que são parte de nossa nação, além de força motriz da grande máquina chamada Brasil”, vibrou.

As Assessorias de Participação Social e Diversidade foram criadas agora, no início do novo Governo Lula, em todos os Ministérios. A medida tem “como missão organizar o debate com a sociedade para garantir participação social na formulação e execução de políticas públicas”, como afirmou o próprio governo.

Amanda Anderson vem do movimento social organizado, com mais de 20 anos de atuação. Há 15 anos, atua na área de advocacy legislativo por meio do PDT Diversidade, da RedeTrans Brasil e da Aliança Nacional LGBTI+. Foi uma das articuladoras da Criminalização da LGBTIfobia no Brasil, da desconstituição da defesa da honra em casos de feminicidio e da retificação de nome para pessoas transexuais.