Minisro Carlos Lupi anuncia apoio à causa garimpeira

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse que vai se empenhar para que o projeto de lei 5227/2009, que cria uma aposentadoria especial aos garimpeiros, e, que,  se encontra na Câmara dos Deputados seja aprovado. O anuncio foi feito ao presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, e do presidente da Coomigasp, Gesse Simão, durante audiência ocorrida em Brasília.
O encontro foi marcado pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA). O parlamentar irá convidar o relator do projeto,  deputado Junior Coimbra (PMDB-TO), para que ambos provoquem uma nova rodada de negociações  dentro do Ministério da Previdência  no sentido de buscar uma solução para a aprovação da proposta.
O ministro Carlos Lupi classificou como legitima a luta das entidades garimpeiras na busca pelo direito da aposentadoria e disse que ira propor ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho e junto a Casa Civil da Presidência da Republica  uma discussão mais amiúde no sentido de buscar a melhor formula a exemplo da criação de um percentual junto a industria da mineração que possa constituir um fundo para ajuda  bancar a aposentadoria aos garimpeiros.
“Os garimpeiros vivem em risco permanente , é uma atividade  insalubre  e sem nenhuma garantia de segurança. Cabe ao Estado garantir  aos trabalhadores os seus direitos”, afirmou. O ministro comparou  ainda a atividade garimpeira similar a atividade dos trabalhadores rurais e dos pescadores e que por isso merece ter o direito a aponsetadoria sem ter que contribuir com a Previdência Social.  Sobre os três projetos de capacitação profissional voltados para filhos e filhas dos garimpeiros de Serra pelada entregue pela Agasp Brasil o ministro Carlos Lupi se comprometeu a viabilizá-los o mais rápido possível.

http://blogdogarimpeiro.blogspot.com/