Minhocão de SP passa a se chamar ‘Elevado Presidente João Goulart’

Ex-presidente João GoulartO prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou lei que substitui o nome do Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, em Elevado Presidente João Goulart. A lei foi publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial do Município. P mudança é resultado de um programa da Secretaria Municipal de Direito Humanos e Cidadania que está alterando o nome de mais de 40 vias da cidade de São Paulo que homenageavam figuras que tinham alguma vinculação com a Ditadura Militar, que durou de 1964, com a derrubada de Jango da Presidência, até 1985.

O elevado foi inaugurado em 1971, durante a ditadura, e recebeu o nome Elevado Presidente Arthur da Costa e Silva do então prefeito da cidade, Paulo Maluf, que hoje é deputado federal pelo Partido Progressista (PP).

O projeto de lei é de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB) e foi apresentado há dois anos, em junho de 2014. Ele revoga o Decreto 8.574, de 19 de dezembro de 1969, que deu nome à via elevada construída entre quatro subdistritos de São Paulo: Consolação, Santa Cecília, Perdizes e Barra Funda.