Mauro Benevides Filho lamenta situação vivida pelos Yanomami

Foto: Ricardo Stuckert

PDT na Câmara
26/01/2023

Em solidariedade aos povos indígenas Yanomami, o Deputado Federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE,) afirmou em suas redes sociais que as imagens veiculadas sobre a situação em que foram encontrados os Yanomami em Roraima são chocantes.

“O Brasil está chocado com a morte de crianças e registros de adultos com desnutrição extrema e malária, agravados pelo garimpo ilegal. Os culpados por essa lamentável situação precisam ser punidos urgentemente”, afirmou o pedetista.

Assim como Mauro Benevides, outros parlamentares condenaram a situação vivida pelos povos, em Roraima, onde cerca de 570 crianças, além de adultos, morreram nos últimos quatro anos por fome, desnutrição e outras doenças que poderiam ser tratadas, como malária. O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar a calamidade sanitária.

Diante dos fatos, a pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar se houve crime de genocídio e omissão de agentes públicos ao socorro aos povos indígenas Yanomami. Segundo Dino, o pedido tem como objetivo explicitar a gravidade da situação e o enfrentamento da causa.