Martha Rocha propõe reforma administrativa para tirar o Rio de Janeiro do caos instalado pelos últimos governos


Wellington Penalva
17/10/2020

Primeira mulher a se tornar delegada na cidade do Rio de Janeiro, a candidata a prefeitura da capital fluminense, Martha Rocha, foi a convidada especial do “Café com Lupi” deste sábado (17). Ao longo de quase uma hora de transmissão, a pedetista falou sobre o caos político e administrativo instalado na cidade e apresentou suas propostas de governo para mudar essa realidade, dentre elas a retomada dos Centros Integrados de Ensino Público (Cieps).

Martha, atualmente deputada estadual, é oriunda do serviço público, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de onde chegou a ser chefe-geral. Ela presenciou a criação da delegacia da mulher no governo Leonel Brizola e o trabalho de Lígia Doutel de Andrade a frente do Conselho Estadual do Direito da Mulher, o que tempos depois a levou a fazer parte dos quadros do PDT.

“Eu acho que a gente foi crescendo, se envolvendo cada vez mais numa questão política não partidária, até que depois que eu tinha sido chefe da Polícia Civil, achei que estava pronta para mais um desafio e seria natural que o meu pouso definitivo fosse no PDT”, afirmou Martha Rocha.

A realidade político-administrativa do Rio de Janeiro foi sintetizada na fala da candidata como “a capital dos escândalos”. Ela se refere ao motivo que arruinou os cofres públicos nos últimos anos e deixou o carioca em total desassistência. Com os últimos governadores do estado presos e o atual prefeito, Marcelo Crivela, envolvido em escândalos com a Igreja Universal, Martha defende a necessidade de uma administração que mitigue o estrago causado.

“A gente tem que cuidar da questão da economia, ter um plano de emergência para a economia cobrando dos bancos que devem a prefeitura, vendo a questão dos incentivos fiscais, […] Temos que repensar as organizações sociais que tem a tal da taxa de 10% de administração e estão aí diretamente envolvidas com ações da corrupção”, explicou Martha.

Na área da educação, como não podia ser diferente, a candidata lembra os Cieps – melhor experiência educacional já implantada no país. Em seu projeto de governo, resgatar o ensino integral de qualidade é um dos objetivos imediatos. “A retomada do conceito dos Cieps tem que ser um mantra do nosso governo. As nossas crianças têm que ter uma escola de qualidade […] Veja como isso é uma visão de futuro: a concepção dos Cieps tinha esporte dentro da escola, saúde”, afirma a Martha Rocha.

Assista ao programa completo abaixo e saiba mais sobre as propostas de Matha Rocha para o Rio de Janeiro.