Mário Heringer preside evento de homenagem à inclusão de pessoas com deficiência


Ascom deputado Mário Heringer
19/09/2019

Luta, vitória, inspiração. Iniciativas de promoção da inclusão de pessoas com deficiência em todo Brasil foram celebradas nesta quarta (18) no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em solenidade presidida pelo segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG).

“Foi a primeira vez que presidi uma reunião dessa. Estou saindo daqui muito feliz. Feliz porque no Brasil tem gente que gosta de gente, gente que cuida de gente. Isso já foi mote político, mas isso é uma verdade absoluta. Gostar do outro, ter empatia é um negócio que não é muito fácil da gente encontrar. Então é isso que a gente faz, hoje, aqui”.

Em entrevista ao programa Painel Eletrônico, da Rádio Câmara, o presidente do PDT de Minas afirmou haver ainda muito a se avançar quando o assunto é inclusão de pessoas com deficiência.

“São deficiências diversas e que precisam de ações diversas. Mas a principal ação como política de Estado é reconhecer essas 45 milhões de pessoas e garantir seu direito de ir e vir. Precisamos transformar nossas cidades em caminhos para as pessoas. O Estado precisa de uma política para essas pessoas”.

Minas e Universidades
Duas pesquisadoras de Minas Gerais foram agraciadas pelo Prêmio Brasil Mais Inclusão nesta edição. Andréa Carmen Guimarães e Maria Nilvalda de Carvalho-Freitas encontraram na Universidade Federal de São João del-Rei o ambiente para trabalhar pela inclusão de pessoas com deficiência. As duas ressaltaram a importância da pesquisa, dos órgãos de fomento e do ambiente educacional para evoluirmos no sentido de proporcionar mais cidadania a todos.

Andréa realiza um trabalho de inclusão de pessoas com deficiência na área do exercício físico e em discurso ressaltou que equipamentos específicos para a prática esportiva foram desenvolvidos e ampliam a promoção da saúde.

Desde 2003, Maria Nivalda investiga sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com mais de 70 publicações sobre o tema, é sólida é reconhecida sua atuação no meio.

Premiados
O prêmio possui duas categorias. O Mérito Darci Barbosa trata de homenagear personalidades, entes federados (União, Estados e Municípios). Já o Mérito João Ribas é voltada para empresas públicas ou privadas, ONGs e OSCIPs.

Em 2019, na categoria Darci Barbosa, foram premiados, além de Andréa e Maria Nivalda, de Minas Gerais; o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, Marco Aurelio Sacenti e Sarah Couto Cesar. Já na categoria João Ribas, foram premiados Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ariquemes (Apae), Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Instituto Guga Kuerten (IGK), Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) e Obras Sociais Irmã Dulce.

Os critérios para concessão do prêmio baseiam-se nos valores da igualdade de tratamento e de oportunidade, da justiça social, do respeito à dignidade da pessoa, do bem-estar e de outros presentes na Constituição Federal e na legislação que preserva os direitos da pessoa com deficiência.