Mário Heringer defende moradores atingidos pelo rompimento de barragens em Minas Gerais

Ascom deputado Mário Heringer
24/04/2019

“O nome é ganância, é ambição, é olho grande, é insensibilidade. No dia que nós, efetivamente, punirmos o principal responsável, nós vamos mudar esse desenho”, discursou o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG), nesta quarta (24), em sessão solene de Homenagem ao Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Atingidos por Barragens, na Câmara dos Deputados.

“A gente fica criando bomba para explodir. Esses resíduos poderiam ser resíduos secos. Mas porquê não são resíduos secos? Porque fica um pouco mais caro. É ganância, é ambição, é o lucro pelo lucro. E é isso que nós temos que começar a combater no Brasil”, afirmou o pedetista na tribuna do Plenário Ulysses Guimarães.

Minas Gerais é o mais importante estado minerador do Brasil. Extrai mais de 160 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Ciente da importância da atividade, Dr. Mário, Segundo-Secretário da Câmara, defendeu uma política econômica em Minas que não abra mão da segurança de seus trabalhadores.

Ele lembrou que as 19 mortes em rompimento de barragem em Mariana não foram resultado de um primeiro acidente no setor e lamentou que já ultrapassamos mais de 300 mortes com o rompimento de barragem em Brumadinho (25 de janeiro).

Em 5 de novembro de 2015, rompimento de barragem em Mariana causou não apenas mortes, mas um rastro de devastação no ecossistema. No início de 2019, reportagem do El Pais denunciou que vítimas, três anos após a tragédia, ainda esperavam por reconstrução de suas casas.

Segundo o parlamentar, é preciso encontrar uma forma mais responsável na atividade mineradora, com possibilidade de autofiscalização, com “punição absoluta” para quem é a “maior cabeça do negócio”, em casos como de Mariana e de Brumadinho.

“Eu estou aqui, hoje, falando em nome do PDT do Brasil, mas falo, especialmente, como mineiro, como político de Minas Gerais, que espera ver, num momento e num momento mais próximo, que nós sejamos mais fraternos, nós sejamos mais solidários, nós sejamos mais mineiros de Minas Gerais, pensando, por Minas Gerais, como irmãos, como amigos, como parentes, que nós sejamos essas vítimas.”

Dr. Mário Heringer também saiu em defesa dos municípios que acabam por sofrer rescaldo após um desastre como rompimento de barragem, sem qualquer compensação adequada. E ressaltou a importância de indenizações serem pagas de forma correta.