Home > Bloco Editorias > Maria Amélia apresenta Ciep em congresso internacional sobre formação de professores

Maria Amélia apresenta Ciep em congresso internacional sobre formação de professores


Da Redação
12/05/2021

Projeto de Brizola e Darcy é colocado como exemplo para países da América Latina e do Caribe

O projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no Rio de Janeiro, representará um dos destaques do VII Congresso Internacional de Professores Iniciantes, entre 23 e 25 de junho. De forma virtual, a presidente nacional do Movimento Trabalhista pela Educação (MTPE) do PDT, Maria Amélia, relatará o processo de criação e implementação da ação criada por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, na década de 80.

Ao longo dos painéis serão compartilhados programas de pesquisa e treinamento de excelência voltados para professores iniciantes, que foram desenvolvidos em diferentes realidades do continente. Entre os participantes, membros de universidades federais brasileiras, bem como de instituições espanholas.

“Vou coordenar um evento com a UFRJ, UFF, Unirio e duas universidades de Sevilha. O tema é Indução Docente, ação que Darcy Ribeiro foi pioneiro, no Brasil, com os CIEPs”, disse Maria Amélia. Para mais detalhes do evento, clique aqui.

Em consonância, a pedetista afirma ainda que segue desenvolvendo estudos, como pesquisadora colaboradora, no Centro Interdisciplinar de Pesquisas (CEIS) da Universidade de Coimbra, em Portugal, além de manter a pós-graduação em Museologia e Patrimônio Cultural na Unirio e na entidade portuguesa.