Márcio Bins luta pela manutenção da Secretaria de Esportes em Porto Alegre


Ascom vereador Márcio Bins Ely
24/05/2017

Com a ameaça de extinção da Secretaria Municipal de Esportes (SME) pela atual gestão municipal, o vereador Márcio Bins Ely (PDT-RS) visitou parques e praças de Porto Alegre para verificar a situação desses espaços. O fechamento da autarquia pode prejudicar os serviços básicos oferecidos nos locais, que, atualmente, têm possibilitado a prática de esporte e lazer pela população.

Uma das ações práticas realizadas pelo vereador para barrar a extinção da SME foi a apresentação de uma emenda parlamentar ao projeto do Executivo (PLCE 012/16), que reorganizou a estrutura administrativa e extinguiu secretarias municipais.

“É preciso unir esforços para manter a Secretaria, que atua em regiões de periferia. O esporte é uma eficiente ferramenta de inclusão social, transmite noções de disciplina e ensina a vencer desafios e a superar os fracassos”, alerta Bins Ely.

Um dos locais visitados pelo pedetista foi o parque Ararigbóia, no bairro Jardim Botânico. O local é um exemplo da integração da comunidade com o poder público, onde são atendidas 800 pessoas por mês, que fazem aulas de ginástica, alongamento, musculação, ioga, dança e usam as canchas de futebol e de bocha.

Segundo a Associação Comunitária do parque, os associados colaboram com R$ 10 por mês e o Município, até o final de 2016, garantia os professores, servidores da limpeza e a segurança durante a noite. Desde o início de 2017, a Prefeitura reduziu os serviços. “Não temos mais segurança à noite, deixaram só um dos dois funcionários que faziam a limpeza externa e interna do parque e ameaçam reduzir o número de professores”, protesta Maciel.

Assim como os usuários do parque Ararigbóia, as outras comunidades temem a redução ou, até mesmo, o fim das atividades de lazer, recreação e esportes oferecidos pela Prefeitura.

Trabalho pela inclusão social

Em 2006, quanto à frente da Secretária de Esportes, Recreação e Lazer, Márcio Bins desenvolveu projetos de inclusão social para crianças carentes. Dentre as iniciativas do pedetista destacam-se: a liberação de 33 projetos do Pró-esporte, no valor de R$ 635 mil, Iluminação do Parque Ramiro Souto, na Redenção, Cercamento de campos de futebol, Liberação de recursos para construção de vestiários do Parque Tamandaré e Cecopam, e parcerias com as escolinhas de futebol Flamengo Camisa 10 e São José.