Márcio Bins Ely protocola requerimento para criar a Frente Parlamentar em apoio à moradia popular e regularização fundiária


Ascom vereador Márcio Bins Ely
09/04/2021

Para o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), planejamento deve considerar necessidade habitacional da população

O vereador Márcio Bins Ely protocolou, nessa terça-feira (6), a Frente Parlamentar em Apoio à Moradia Popular e à Regularização Fundiária, que tem por objetivo iniciar a discussão e a busca de alternativas para resolver o déficit habitacional da capital.

Estima-se que milhares de pessoas sofrem com a falta de moradia digna. O último levantamento feito sobre o assunto foi no ano de 2009 por parte do DEMHAB. Esse fato aponta para a situação de esquecimento por parte do poder público, apesar de se tratar de algo tão presente na realidade de Porto Alegre (RS).

Quando foi secretário, o vereador Márcio Bins Ely, atual presidente da Câmara de Vereadores, participou de diversas regularizações fundiárias, entre elas a do Rincão Mariante, considerada ainda hoje a maior do município.

Segundo o presidente da Câmara, moradia é assunto essencial:

“Estamos em ano de revisão do plano diretor, precisamos pensar uma Porto Alegre que atenda as necessidades de todos os seus moradores e dialogue com o futuro. A população da capital tem necessidade de moradia e isso deve ser levado em consideração neste planejamento. Regularizar é bom para as pessoas e para o município. O objetivo desta Frente Parlamentar é justamente esse, prover direitos básicos de existência às pessoas que se encontram na situação de ocupantes de uma área”.