Projeto de Márcio Bins inclui Educação Cooperativista no ensino das escolas de Porto Alegre (RS)


Ascom Márcio Bins
12/06/2018

O vereador Márcio Bins Ely apresentou o Projeto de Lei 72/18 que inclui a Educação Cooperativista no currículo das escolas públicas da rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS). As disciplinas deverão tratar dos princípios e história do cooperativismo, funcionamento das cooperativas e práticas pedagógicas.

Segundo o vereador, o cooperativismo é um sistema econômico-social, que gera e distribui a riqueza e, neste momento, é uma alternativa para o alto índice de desemprego.”É um modelo de negócios que promove o desenvolvimento social e um mundo melhor. Uma alternativa de crescimento econômico, baseada em valores como solidariedade e igualdade”.

Segundo dados do site do Sistema OCERGS SESCOOP/RS, 100 países no mundo têm dois milhões e seiscentas mil cooperativas, que geram mais de 250 milhões de postos de trabalho.
Uma a cada sete pessoas do mundo é associada a cooperativas. Na Alemanha, uma a cada quatro pessoas aderiram ao cooperativismo. Em Quebec, no Canadá, 70% da população é cooperativada.

No Brasil, existem aproximadamente seis mil e 700 cooperativas, com mais de 13 milhões de associados, que geram 372 mil empregos. No Rio Grande do Sul, são mais de 400 cooperativas, com 2,8 milhões de associados, que possibilitam a geração de 58.900 empregos diretos. Quase um quarto da população gaúcha é associada a uma cooperativa.

O vereador Márcio trabalha desde o primeiro mandato para incentivar o sistema cooperativista em Porto Alegre. É presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Câmara Municipal e autor da Lei 10.278/2007, que instituiu a Política Municipal de Apoio do Cooperativismo, o Cadastro Geral das Cooperativas e autorizou o Executivo a abrir crédito especial para o Fundo de Apoio ao Cooperativismo (FAC).