“Mais do que pérola, um diamante Negro”, diz Lupi sobre Abdias, cremado hoje no Rio

O corpo do ativista do movimento negro Abdias do Nascimento foi cremado no início desta tarde no Rio de Janeiro. Segundo a administração do crematório, a cerimônia acabou às 13h30.

As cinzas do Abdias do Nascimento serão levadas para a Serra da Barriga, em Alagoas, local do maior centro da resistência negra no Brasil, o Quilombo dos Palmares.

Nascimento morreu às 22h50 de segunda-feira (23), aos 97 anos, no Hospital do Servidor do Rio de Janeiro. Ex-deputado, secretário estadual e senador, foi também pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator.

Ele estava internado desde o dia 15 de abril e morreu de insuficiência cardíaca, segundo a assessoria de imprensa do hospital.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voou à capital fluminense exclusivamente para o velório, divulgou uma nota de pesar pela morte de Nascimento.

Segundo o ex-presidente, Abdias “foi um lutador brilhante e incansável contra o racismo e por um Brasil melhor. Militante político, jornalista, professor, intelectual e artista, sua coragem e inteligência na defesa dos direitos e da auto-estima dos afro-brasileiros são um exemplo e motivo de orgulho para todos nós. Nesse momento de dor, me solidarizo com sua esposa, Elisa Larkin Nascimento, com todos os parentes e amigos”.

Abaixo veja a homenagem do presidente Carlos Lupi a Abdias: “Mais do que pérola, um diamante Negro”.