Lupi toma posse como ministro da Previdência Social

Foto: Alexandre Amarante/Liderança do PDT na Câmara

Da Redação
03/01/2023

Líder trabalhista quer resgatar credibilidade do setor, zerar fila do INSS e rever reforma de 2019

 

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, tomou posse como ministro da Previdência Social, na tarde de hoje (3). O evento aconteceu na sede do Ministério, em Brasília. Na cerimônia, o agora ministro afirmou que é preciso rever a “antirreforma” realizada no setor, no governo anterior, e que é fundamental garantir direitos ao cidadão.

“Quero formar comissão quadripartite (…) com uma representação dos sindicatos patronais, com sindicatos dos empregados, com sindicatos dos aposentados e com governo. Nós precisamos discutir com profundidade o que foi essa antirreforma da previdência, discutir com números e com profundidade”, disse o ministro trabalhista.

Sobre a interminável fila do INSS, Lupi afirmou que seus esforços serão para esgotar as pendências e atender o cidadão com mais celeridade possível. “Peço a cada governador e a cada prefeito que nos ajude na parte administrativa. Quero acabar com essa fila em tempo recorde”, afirmou Lupi.

O pedetista também declarou que seguridade e assistência social são instrumentos para o desenvolvimento do país, ao contrário do que propagava a gestão anterior. De acordo com ele, o Estado deve tratar com respeito, dignidade e carinho os mais de 37 milhões de beneficiários da Previdência.

Em sua primeira aparição pública como ministro do terceiro governo Lula, Carlos Lupi também definiu quem será o secretário executivo da pasta: o deputado federal pedetista Wolney Queiroz.

Outros compromissos firmados pelo novo ministro foram de informatização plena do Ministério e implantação de mecanismos que ofereçam máxima transparência à pasta.