Lupi sobre maioridade: ‘Temos que construir escolas, não cadeias’

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em entrevista para a Rádio Legalidade, condenou a aprovação na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal da proposta de reduzir a maioridade penal no Brasil. “Nós, nos 35 anos de existência do PDT, sempre defendemos a construção de escolas em vez de presídios porque não é cadeia que vai resolver os problemas de nossa sociedade”, afirmou.

Segundo Lupi, o Trabalhismo e o PDT sempre defenderam a escola pública de qualidade, em horário integral, porque na visão do partido, “ou se constrói escolas pensando no futuro, na construção de uma sociedade mais justa e fraterna que ofereça oportunidades iguais para todos, ou continuamos a viver como vivemos hoje no Brasil”, reféns da violência.

— Se prisão resolvesse os problemas da sociedade, há decênios, há centenas de anos não teríamos mais criminosos. Sabemos que essa discussão agora não passa de manipulação para tentar encobrir nossas falhas como seres humanos, através da lógica do lucro fácil. Temos que aprofundar este debate na sociedade, temos que nos esforçar para encontrar caminhos para superarmos a miséria, a fome e educar nossa gente, destacou

Segundo Lupi, por coerência, o PDT é contra qualquer projeto que defenda a redução da maioridade penal.

—  As crianças que nascem nas comunidades carentes não nascem com um 38 na mão, dando tiro. Nós do PDT levamos em conta que todo ser humano nasce e tem condições de ser digno. Nós que estamos na política – e momentaneamente no poder – temos obrigação de ofertar a eles, a essas crianças que são o futuro do Brasil, a oportunidade de ter uma educação de qualidade e em tempo integral.

Lupi acrescentou:

— Temos que travar esta discussão com nossos parlamentares que pensam diferente, para aprofundar este debate que tem que ser de toda a sociedade. Sociedade que precisa olhar mais para o ser humano e menos para o materialismo. Somos responsáveis por cada jovem, por cada criança, por cada ser humano que vive nas ruas ou abandonado nas sarjetas da vida. Que sequer merece o respeito da gente de parar, quando ele sente dor.  Nós precisamos ser mais solidários com a dor de nossos semelhantes, frisou.

Ainda de acordo com Lupi, “o PDT é humanista, tem a visão estratégica de que uma Nação só é grande quando for grande o seu povo”.

— E tudo começa pela criança. Não é diminuindo e penalizando o jovem que vamos resolver o problema da violência. A solução é conscientizar, educar, convocar a sociedade e a cada um de nós as suas responsabilidades. Governantes e governados.  Não me interessa saber se pesquisas mostram que 70, 60 ou 80% da sociedade querem a maioridade penal. Porque os que escutam agora e são verdadeiros cristãos sabem, lendo a Bíblia, que na hora de escolher quem deveria ir para a cruz, em vez de Barrabás, a multidão escolheu Cristo.

Lupi acrescentou:

— Não é a voz da multidão manipulada, desinformada, que nos levará à ignorância de prender inocentes, de criminalizar aqueles que precisam ter chance para serem grandes – e não eternamente tachados como criminosos. Quero fazer esse debate com seriedade. Com lealdade, com princípios, sem imaginar que a pesquisa é que deve ditar o que nós pensamos. Nós temos que dizer para a sociedade o que pensamos, o que queremos e o que pretendemos. Não podemos nos guiar pelo que disse a pesquisa, isso ou aquilo, nos mostrando o que é mais conveniente ou eleitoralmente mais fácil.

O presidente do PDT, concluiu:

— A nossa convicção está acima disto.  A nossa convicção é construir uma sociedade mais justa e mais fraterna. E ela não será construída com presídios. Isto só é possível com a construção de escolas de qualidade e de tempo integral, como nos ensinou Leonel Brizola na grande lição que deixou para nossa geração. E é nessa a linha de coerência que o PDT vai se manter, debatendo democraticamente o assunto, levando em consideração as visões adversas – sem temer a ninguém na defesa dos princípios que são a razão de nossa existência.

OM – Ascom PDT