Lupi se reúne com PDT-RS para apaziguar ânimos na Câmara

O Ministro do Trabalho Carlos Lupi reuniu-se em Porto Alegre (RS) nesta segunda (13/12) com a direção do PDT gaúcho, tendo ao seu lado o prefeito José Fortunati, numa tentativa de “acalmar os ânimos” entre os vereadores pedetistas Juliana Brizola e Mauro Zacher que, semana passada, trocaram acusações no plenário da Câmara Municipal sobre supostos desvios ocorridos na gestão dos dois à frente da Secretaria Municipal de Juventude, criada em 2005.

A discussão pública, segundo Lupi, ultrapassou o limite e passou da questão pessoal, para uma questão partidária. “Não tememos investigação, mas não é através do debate público que se resolvem essas questões”, assinalou Lupi em conversa com jornalistas, ao final do encontro. A discussão e troca de acusações também trouxeram saldo negativo para Fortunati (PDT) por conta do desgaste já que ele preza a conciliação e pretende disputar a prefeitura em 2012.

Já as vereadoras Juliana Brizola e Fernanda Melchionna (PSOL) encaminharam recurso contra a decisão do presidente da Câmara, Nelcir Tessaro (PTB), que, embasado em parecer da Procuradoria –Geral da Câmara, decidiu arquivar o requerimento de instalação de CPI na Secretaria Municipal da Juventude. O documento que questiona a decisão de Tessaro deverá ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O que motivou Juliana a encaminhar o requerimento foram denúncias envolvendo sua gestão à frente da pasta, feitas por Zacher. Na segunda da semana passada, após encaminhar o requerimento, Juliana teve um bate-boca público com Mauro Zacher (PDT): eles trocaram acusações na tribuna por conta de projetos de qualificação profissional geridos pela pasta, sendo que ambos foram gestores da secretaria que, até semana passada, era ocupada por Alexandre Souza da Silveira, marido da vereadora; substituído pelo presidente da JS-PDT, Luizinho Martins.

O presidente do PDT gaúcho, Romildo Bolzan Junior, garante que foi declarada uma trégua entre Juliana e Mauro Zacher  acreditando que o assunto só deva ser retomado a partir do ano que vem. “É final de ano, todos vão viajar. Só depois das festas, em janeiro, vamos retomar a questão”, explicou. Ainda sobre o assunto, o ministro Lupi deu entrevista à rádio Guaíba.

Ascom/OM