Home > Nacional > Lupi pede ousadia ao governo para enfrentar a mídia

Lupi pede ousadia ao governo para enfrentar a mídia

O presidente do PDT de Leonel Brizola, Carlos Lupi, pediu ao governo para debruçar-se sobre os próprios erros e em seguida desencadear uma política de aproximação com o povo, a partir de um sistema comunicacional, utilizando maciçamente as redes sociais.
Lupi, que foi ministro do Trabalho de Lula e de Dilma, tendo sido demitido depois de uma campanha de desmoralização da Globo e da Veja, que diz nnada terem provado contra ele, acha que o governo precisa, em primeiro lugar, reconhecer seus equívocos.
O primeiro deles é permitir que se prejudique o trabalhador com o ajuste fiscal, e, em segundo, por não ter tido a coragem de enfrentar a Globo e a Veja. Pediu que se seguisse a propósito os exemplos de Getúlio e de Brizola.
O problema maior para Lupi, cujo partido fez agora sua convenção sob o slogan” a defesa da Petrobrás” (veja vídeo desta entrevista a FC Leite Filho, do Café na Política), é que o governo está prejudicando a sua base própria base eleitoral.

Entende ainda o ex-ministro que a grande maioria das passeatas não é golpista, embora parte considerável dela seja revanchista ao exigir o terceiro turno, mas reconhece que uma parcela aapreciável está decepcionada com as medidas coercitivas do segundo governo Dilma. Lupi considera inadmissível, por exemplo que o ajuste fiscal tenha
tirado a tarifa social da energia elétrica e o seguro desemprego dos jovens.
Lupi também acha que o debate sobre a comunicação está muito fechado, devendo ser aberto ao público com uma discussão nacional sobre as concessões de rádio e TV: “Uma empresa concessionária tem de atender ao serviço público. Se tem 20 minutos (de opiniões contra o governo), tem de ter também 2o minutos a favor do Governo”.
Diz não entender como o governo “continua bancando (com publicidade) a Veja e o Sistema Globo de Televisão, que ficam só batendo. É como dar alimento ao monstro para me comer”.
– Ou o governo tem a coragem de fazer esse enfrentamento ou será vítima dele”, alertou.
O presidente nacional do PDT, que assegura estar seu partido e ele próprio limpos, ou seja, não foram denunciados nos subornos vinculados às operações com a Petrobrás, sugere que o governo se engaje num grande debate sobre o papel da mídia, a partir das redes sociais, um meio a seu ver de grande alcance social, pois praticamente todo mundo tem computador e internet. Mas alertou que é também preciso fazer a reforma educacional, com a escola integral do dia inteiro, para que as crianças já comecem a entender os desafios.

MCS – www.cafenapolitica.com