Lupi participa de 2º Fórum Estadual de Secretários de Trabalho do Rio

As propostas desenvolvidas por secretários de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, e que compõem o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), foram apresentadas no 2o Fórum dos Secretários de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, realizado nesta segunda-feira, 27 de junho. O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, foi um dos convidados.

Estiveram presentes o Ministro do Trabalho, Emprego e Renda, Carlos Lupi, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Fórum, Sergio Zveiter, o secretário de Trabalho de Teresópolis e idealizador do encontro, Marcos Ferreira dos Santos (Marcão), a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, e o deputado estadual Bruno Correia.

Na ocasião, foi realizada a apresentação das propostas do PNQ pelos secretários municipais de Trabalho, Emprego e Renda do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, Augusto Ribeiro e Jorge Cezar de Abreu, respectivamente. O professor Carlos Simi, responsável pela análise geral do PNQ, fez considerações sobre o Plano e sobre a Política Pública de Emprego, abrindo espaço para os secretários presentes se manifestarem.

Dentre as propostas que foram encaminhadas ao ministro Lupi, estão: qualificação das entidades executoras, desenvolvimento de relatórios de avaliação dos processos e execução dos cursos, qualificação profissional, bolsa auxílio, incentivos às empresas contratantes, dentre outras.

Prefeitos e secretários de Trabalho de vários municípios também participaram, tais como Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Itaboraí, Teresópolis, Búzios e Quatis. Pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, o superintendente técnico do Sescoop/RJ, professor Jorge Barros, o presidente da Unimev Rio, Márcio Carneiro, o diretor da Join Consult, Valdinei Calixto, além do técnico em assuntos sindicais Adelson Novaes. Estiveram presentes mais de 100 pessoas no encontro, que foi realizado no Sesi de Nova Iguaçu.

A Secretaria Estadual de Trabalho criou este Fórum para discutir inúmeras questões relativas ao trabalho e a renda da população, enviando subsídios para o Fórum Nacional, realizado pelo Ministério do Trabalho. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a consolidar este tipo de encontro, facilitando, segundo o ministro Lupi, a troca de informações e a união dos desejos das bases. “Com o documento final desses encontros, poderemos saber quais os interesses dos estados e municípios brasileiros”, disse.

Para Lupi, o cooperativismo tem importante papel. “São inúmeros os postos de trabalhos gerados pelas cooperativas. O cooperativismo é um fenômeno muito forte no Brasil e que visa realizar parcerias para que uma instituição reforce o trabalho de outra. É, portanto, uma maneira das pessoas se juntarem e trabalharem honestamente, ganhando seu sustento adequado”, afirmou o ministro.