Lupi: ‘Ninguém leva PDT para direita, nossa História não permite’

“Há um jogo  para privatizar a Petrobrás e o pré-sal, complexo e difícil, e se não tivermos discernimento podemos correr risco de fazer coro aos que querem se apossar da Petrobras que apesar de toda a campanha de difamação que enfrenta – até o final do ano estará produzindo 3 milhões de barris de petróleo/dia e já é maior empresa de capital aberto do mundo na extração de petróleo”, afirmou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao fazer um balanço do momento político brasileiro, na reunião do diretório estadual do PDT-RJ realizada no Rio, na última segunda-feira (13/4).

Segundo Lupi o governo faz a coisa certa por ao se dedicar a recuperação da boa imagem da Petrobras, devagar. Mas também criticou a paralisação da construção das novas refinarias da Petrobras, que considera fundamentais para o país.

“Quando param obras como as do COMPERJ, aqui no Rio de Janeiro e das refinarias de Pernambuco, Maranhão e Ceará – quem perde é o Brasil e quem ganha são os grandes grupos econômicos nos deixando numa situação difícil diante do povão por conta desse jogo de interesses”, frisou.

Ainda sobre o assunto, disse que o PDT nacional esta promovendo dois encontros, ambos em Brasília, nesta quinta-feira (16/4) e no próximo dia 28 de abril, para que “pensadores econômicos” alinhados ao partido atualizem “a visão trabalhista na área econômica”. Segundo Lupi, nesta hora difícil, sem atrelamentos,  “temos que discutir e ter claro o nosso caminho próprio para o futuro”.

Ele também destacou:

“Ninguém vai levar este partido para a direita, rompendo com a esquerda. A nossa História não permite isto. Mas temos que discutir que política econômica queremos para o Brasil, como  desenvolver a ciência e a tecnologia para caminharmos com as próprias pernas, como fica a educação de qualidade em horário integral, como fica o nosso projeto de Nação.  O governo que apoiamos tem que ter projeto de Nação, não basta projeto de poder. Estamos no governo para influir nas políticas públicas e jamais faremos coro com a direita. Infelizmente há companheiros com discurso de dar vergonha na gente. Não podemos entrar nesta, por isso defendo apoio crítico ao governo, sem cargos, para ajudar no que acreditamos e criticar o que consideramos  errado. Não podemos fazer como o PSB, que rompeu e foi para a direita”.

Lupi prosseguiu:

“Na minha opinião, Dilma está prisioneira do processo e não está tendo capacidade e liderança para se libertar dele, infelizmente. Mas não seremos nós que a empurraremos para a direita ou vamos  virar as costas para a sua história com a gente. Não caminharemos com a atual onda neoliberal e moralista que aponta o dedo para Dilma, sendo eles responsáveis pelas privatizações que promoveram a maior roubalheira de nossa história”.

Lupi concluiu sua fala,  confirmando que a direção nacional do partido, em sua última em Brasília, decidiu convocar o Diretório Nacional do partido, formalmente, para o próximo dia 15 de maio na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, no Rio de Janeiro, para discutir a fundo a questão nacional, propostas do PDT para a economia e a participação do partido no governo federal.

“Vamos discutir nosso papel político. O PDT não tem amarra a cargos, nosso projeto é o de  construir uma Nação onde os trabalhadores sejam livres e independentes”, destacou.

Em seguida, depois de saudar e anunciar a refiliação de dois fundadores do partido que, por razões diversas, se afastaram dele ao longo dos anos – Segadas Viana Filho e Roberto Teixeira, Lupi passou a palavra a eles para uma rápida saudação.

Depois, convocou o vice-presidente do PDT-RJ, José Bonifácio Novelino, para que ele desse informes sobre o andamento das convenções municipais que estão sendo realizadas nos meses de abril e maio e, também informações sobre a realização da convenção estadual, marcada para o próximo dia 27/4.

Bonifácio fez um relato das negociações para a formação do próximo diretório e também das convenções municipais que estão acontecendo pelo Estado, sendo as mais recentes, as de Pinheiral,  Barra do Piraí e Arraial do Cabo.

Segundo ele, em maio se realizarão pelo menos 20 convenções, as quais ele está dando toda assistência;  e também se realizará a convenção estadual, só que em julho.

Bonifácio chamou ainda a atenção para a necessidade de cumprimento da legislação quanto a participação das mulheres na composição dos diretórios  e também na lista de candidatos das eleições municipais do ano que vem.

Já o secretário-geral do PDT-RJ, Ismael Lisboa, chamou a atenção dos presentes para a necessidade de se manterem em permanente contato com a direção estadual, via correio eletrônico. E pediu a todos que não deixassem de repassar para o  email oficial da direção estadual – [email protected] –  todos os informes que tiverem, para facilitar a circulação da informação dentro do partido.

Em seguida foi aberta a palavra aos integrantes do diretório, onde foram recorrentes as críticas ao posicionamento de alguns integrantes da bancada federal do partido ao se posicionarem pela redução da maioridade penal e, também, a favor da terceirização. Os oradores se sucederam, como também as críticas.

OM – Por Osvaldo Maneschy