Lupi lê carta de Dilma ao abrir V Congresso do PDT

Na abertura do Quinto Congresso Nacional do PDT, no Auditório Dante Barone em Porto Alegre, na noite do dia 1 de setembro, o presidente licenciado do Partido, ministro do Trabalho Carlos Lupi, leu mensagem da presidente Dilma Rousseff, na qual destaca seu passado junto ao PDT e reafirma a sua confiança na sigla para consolidar as conquistas do governo Lula.

Já o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que prestigiou a abertura da reunião, como também o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT) – realçou a importância histórica da sigla e destacou o governo de coalizão do qual o partido faz parte. Reafirmou a disciplina e a fidelidade do PDT na composição do governo, como destaque para a possibilidade de uma aliança das esquerdas em nível mais amplo.

A abertura dos trabahos foi feita pelo presidente em exercício do PDT, deputado federal André Figueiredo (CE),que logo em seguida passou a palavra ao ministro Carlos Lupi que fez a leitura da carta da presidente Dilma Roussef. Antes, houve a execuçao do Hino da Legalidade, do Hino Nacional e do Hino do Rio Grande do Sul.

 A presidente Dilma Rousseff encaminhou carta, através do ministro Carlos Lupi, aos 1.350 congressistas do PDT onde destacou sua atuação na sigla “como os anos mais ricos e produtivos de minha vida política”, destacando que “só somos capazes de construir o futuro quando respeitamos o nosso passado”, destacando seu orgulho em dizer que carregou a bandeira do Trabalhismo.

Agora no PT, reconhece a parceria do PDT na continuidade das transformações do Brasil, realizando alguns dos sonhos de Getúlio, Jango e Brizola. “Juntos, fizemos muito pelo Brasil e ainda faremos muito mais. Eu conto com a força política e a integridade histórica do PDT”, referindo-se aos 50 anos da Legalidade como “o maior movimento cívico-militar de resistência democrática da história contemporânea do Brasil; foi uma das primeiras de tantas grandes lições de civismo que este líder legou ao Brasil”.

 O secretário-geral do PDT, Manoel Dias, reafirmou em sua fala que o 5 Congresso continua até o primeiro semestre do próximo ano, objetivando a retomada do perfil de esquerda da sigla do PDT da época de sua fundação e para discutir os temas de interesse dos trabalhadores.

 “Vamos demonstrar nossa convicção de que há espaço no Brasil para um partido como o nosso, com a carga histórica sempre em defesa dos interesses da soberania nacional”, destacou Manoel Dias.

 Salientou também sua satisfação por todos os estados brasileiros estarem representados no congresso e anunciou a realização dos debates temáticos a partir desta quinta-feira, também no prédio da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Disse ainda que o congresso “é um espaço para resgatar nossa história junto aos movimentos sociais”. A Manoel Dias informou também aos congressistas que toda a solenidade estava sendo transmitida pela TV pela equipe da ULB e da Rádio Legalidade, via web.

Luis Ayala, vice-presidente da Internacional Socialista, ressaltou por sua vez na abertura dos trabalhos as origens de Leonel Brizola e a sua influência na entidade, líder cujo perfil estimulou o crescimento do socialismo democrático no mundo. Disse que o encontro também reunia “líderes comprometidos com a luta do socialismo democrático, dispostos a fazer da democracia um movimento mais inclusivo”.

 O presidente do PDT do Rio Grande do Sul, Romildo Bolzan Jr., e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, acompanharam a solenidade ao lado de representantes do PT e do PCdoB, assim como as bancadas do PDT no Senado e Câmara Federal, Assembleia Legislativa, vereadores e prefeitos da sigla. O ex-governador Alceu Collares, outro líder do PDT gaucho,  não compareceu porque está em recuperação de sua saúde.

 O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adão Villaverde, em discurso, destacou a importância do movimento da Legalidade, reafirmando que é momento de renovar e atualizar o sentimento da Legalidade para a construção de programas que, embalados pela Legalidade, “impulsionem as reformas, a soberania, a inclusão e a justiça social”.

 Reafirmação do Trabalhismo

 Romildo Bolzan Jr. disse sem sua fala de boas vindas aos congressistas de todo o Brasil destacou que houve a apropriação dos festejos da Legalidade no Rio Grande do Sul em diversos espaços da sociedade, tanto pública quanto privada. Para Romildo o partido está vivendo a renovação dos valores do Trabalhismo, sintetizado na soberania do ato político da Legalidade, que respeitou a vontade popular.

Romildo enalteceu como fundamental o papel do Trabalhismo na construção do estado brasileiro, formando as bases da nacionalidade, dos direitos e das boas políticas públicas, Pediu também aos congressistas que valorizem a atualização do Trabalhismo para que o PDT deixe de ser coadjuvante e passe a ser alternativa de poder no Rio Grande do Sul e no Brasil.

 Mobilização feminina

 Em sua manifestação, a dirigente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Miguelina Vecchio, também vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres para a América Latina e Caribe, reafirmou a importância da organização feminina e a necessidade de ocupação de espaços públicos. Destacou a eleição da única representante feminina na bancada estadual, a deputada Juliana Brizola, e reafirmou a necessidade de participação das mulheres na política.

 Em seguida, falou o atual presidente nacional da Juventude Socialista, Ewerton Wan Dall, de Santa Catarina, que destacou os 30 anos de fundação da JS e pediu que a Legalidade sirva para reativar a sigla. “Os brizolistas são diferentes dos outros, combatem a lógica da maioria porque sabem defender as causas do povo brasileiro”, afirmou o jovem militante.

 O deputado Vieira da Cunha (RS), Ssecretário de Relações Internacionais do PDT, destacou a presença de representante da República Bolivariana da Venezuela no plenário do congresso e registrou as mensagens de cumprimentos ao PDT pelo Congresso dos partidos uruguaio, argentino, chileno e boliviano, e selecionou correspondência do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, lida na íntegra.

Nela o CC do PC chinês manifestou as “calorosas felicitações a todos os militantes do PDT como importante força do Brasil que desempenha papel na soberania nacional, estabilidade econômica e melhoria da vida do povo”.

O ministro Carlos Lupi, em sua manifestação, reafirmou a convicção de que o Quinto Congresso Nacional do partido vai retomar as principais lutas do PDT, tendo como exemplo a Legalidade: “Foi o único momento na história brasileira que a sociedade se rebelou”. As homenagens não são apenas para honrar Leonel Brizola, mas “um momento, um marco na história da democracia”.

 Segundo o presidente licenciado do partido, o PDT sabe de onde vem e o que quer, tem projeto de Nação.

 “Somos um partido nacionalista, defendemos a soberania nacional, O desenvolvimento econômico pouco valerá se o povo não estiver recebendo a educação integral, sem discriminação. Todos os candidatos a prefeito têm que ser convocados e nos seus mandatos, construir escola de tempo integral em suas administrações”, afirmou.

 E acrescentou, na sua fala de improviso: “Para dar sequência à luta da Legalidade, é preciso colocar em prática os nossos princípios”. Ressaltou que o PDT continua combatendo os mesmos grupos que derrubaram Getúlio e promoveram o golpe de 64:

 “Nós somos a resistência a esse processo. O partido, a bancada, os senadores, deputados, prefeitos, vereadores, todos têm que estar conscientes desse papel. No exercício do poder, temos que questionar os que humilharam a história brasileira. Nós viemos da história de Getúlio, da Cadeia da Legalidade, do presidente único da nossa história morto no exílio, nós viemos deste patriota que foi Leonel Brizola”, destacou, assinalando ainda que “aqueles que diziam que o PDT ia acabar sem Leonel Brizola, a prova está aqui, neste plenário, de que nos mobilizamos porque acreditamos na nossa causa”, finalizou.

 O deputado Brizola Neto destacou a importância do Rio Grande do Sul como berço do Trabalhismo, dizendo que a Legalidade permitiu o protagonismo popular. Fez uma releitura da história, desde o suicídio do presidente Vargas até a Legalidade, para afirmar que “precisamos compreender a nossa responsabilidade com esse legado”.

 Segundo ele, os líderes do passado conduziram o país e esse processo exige do partido todas as forças para preservá-los através da militância. O PTB foi o maior partido da democracia brasileira antes de 64 porque o presidente Getúlio Vargas alavancou o processo social.

 O líder do Senado, Acir Gurzac, salientou a importância da defesa da democracia, dentro dos preceitos partidários e o líder na Câmara Federal, deputado Giovani Queiroz, também ressaltou a necessidade de o partido ser instrumento de transformação do país, especialmente através da educação.

 Dez meses de Legalidade

  O Senador Cristovam Buarque, ao lembrar o tempo de vigência do congresso para debater, desde agora até o primeiro semestre de 2012, disse que “precisamos estar no caminho certo e não apenas no lado certo”, observando que “Brizola estava no caminho certo na erradicação do analfabetismo, no caminho da reforma agrária, da reforma bancária, na luta contra a corrupção que Brizola fazia naquela época, na escola para todas as crianças brasileiras”.

Buarque quer que o PDT seja a esquerda do governo Dilma. “Estamos no lado certo, mas precisamos estar no caminho certo”, pedindo que os dez meses de congresso seja o tempo de construir a legalidade dos rumos para o nosso partido.

 O presidente do Movimento Negro, Ivaldo Paixão, prestou homenagem a Abdias Nascimento e Edialeda, falecidos. Pediu atenção aos contínuos atos de violência que vitimam, no Brasil, os jovens negros, e também atenção aos direitos dos quilombolas. Orgulho de ter um governador que radicalizou pela Constituição. Rever os livros de história e colocar a Legalidade.

 Mais de 1.350 delegados e 498 observadores acompanharam o ato, que apresentou um filme sobre Leonel Brizola na campanha da Legalidade, logo na abertura. O hino rio-grandense e o hino da Legalidade foi entoado pela cantora Isabel L’Arian, também na abertura, juntamente com o Hino Nacional brasileiro..

 Antes da abertura do congresso, ainda a tarde,  o ministro Carlos Lupi, acompanhado do secretário-geral do PDT, Manoel Dias, e do presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr., visitou o Memorial da Legalidade, localizado nos porões do Palácio Piratini. A visita guiada pelo local faz parte da programação do governo estadual pelos 50 anos da Legalidade. O Memorial ainda não está concluído e deverá entrar em funcionamento a partir do dia 5 de setembro.

 Leia a íntegra da Carta de Dilma aos pedetistas:

 “Minhas amigas e meus amigos do Partido Democrático Trabalhista.

“Lamento profundamente não ter tido condições de comparecer ao 5º Congresso Nacional do PDT.

 “Teria sido um prazer reencontrar velhos amigos e parceiros de lutas.

 “Estive no PDT, ao lado de muitos de vocês, durante alguns dos anos mais ricos e produtivos de minha vida política.

 “Acredito que só somos capazes de construir o futuro quando respeitamos o nosso próprio passado. Eu me orgulho de dizer que militei no PDT. Orgulho-me de dizer que carreguei a bandeira do trabalhismo.

 “Hoje estamos em legendas diferentes. Mas somos parceiros na caminhada que iniciamos em 2002, cuja continuidade foi confirmada em 2010, para transformar o Brasil num país mais justo, menos desigual e mais inclusivo.

 “O que fazemos por este país – trabalhistas, petistas e militantes de outros partidos que formam nossa coalizão – foi a realização de alguns dos maiores sonhos de líderes como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola.

 “Juntos, fizemos muito pelo Brasil. E tenho certeza de que, juntos, ainda faremos muito mais. Eu conto com a força política e a integridade histórica do PDT para levar adiante a obra iniciada em 2002, no Governo Luiz Inácio Lula da Silva.

 “Juntos, vamos consolidar o modelo de desenvolvimento nacional baseado em crescimento econômico com distribuição de renda e inclusão social.

 “E o PDT acerta em cheio ao escolher a celebração dos 50 anos da Legalidade como pano de fundo e cenário de seu Congresso Nacional. Não poderia ser mais oportuna esta escolha.

 “Foi com a força do povo gaúcho e brasileiro que Leonel Brizola liderou o maior movimento cívico-militar de resistência democrática da história contemporânea do Brasil. Foi uma das primeiras grandes lições de civismo que este grande líder legou ao Brasil.

 “Presto aqui uma singela homenagem a este grande homem, citando um dos trechos emocionantes de sua fala na rede da legalidade, naquele longínquo – mas sempre lembrado – 1961, quando transformou o Palácio Piratini numa “cidadela da liberdade”.

 “Poderei ser esmagado. Poderei ser destruído. Poderei ser morto. Não importa. Aqui resistiremos até o fim. A morte é melhor que a vida sem honra, sem dignidade e sem glória.”

 “O Brasil, meus amigos trabalhistas, deve muito à coragem deste homem.

 “Um abraço a todos e bom Congresso” – DILMA ROUSSEF.

LEIA MAIS E VEJA VIDEO DA ABERTURA DO CONGRESSO

Francis Maia/FC Leite Filho e equipe PDT