Lupi lança programa de qualificação de deficientes na Wolkswagen

O Ministro do Trabalho Carlos Lupi vai participar no próximo dia 11 de julho, às 10 da manhã, do lançamento do projeto  “Novos Horizontes” na fábrica de caminhões da Wolkswagen em Resende que, numa primeira etapa, contratará 22 novos colaboradores com deficiência, além de financiar integralmente os seus cursos de 2° grau e de graduação universitária, dando-lhes formação profissional plena.

O objetivo do programa Novos Horizontes é contribuir para a inclusão social dessas pessoas, a partir de oportunidades de desenvolvimento profissional. O anúncio oficial do programa pela diretoria da empresa vai acontecer porque “acreditamos no potencial profissional desses jovens e esperamos com essa iniciativa, colaborar para a sua integração social”, destacou o presidente da Man Latin America (Wolkswagen caminhões), Roberto Cortes.

Executivos das mais diversas áreas vão assumir o papel de tutores desses novos colaboradores dentro da empresa. Os jovens também receberão treinamentos para ambientação ao mundo corporativo, aprendendo assim como lidar com aspectos da rotina de trabalho, como informática e comunicação.

Apesar da contratação de pessoas com deficiência ser obrigatória por lei, a falta de mão de obra qualificada muitas vezes cria barreiras ao atendimento da norma. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego  relacionados ao ano de 2010, dos 306 mil empregos ocupados por esses profissionais, 121 mil concluíram o ensino médio, seguido por 41 mil com nível fundamental. Apenas 37 mil tem diploma universitário. “Atentos à essa realidade, nós, da MAN Latin America, decidimos investir na qualificação dessas pessoas para transpor tanto a dificuldade que eles encontram de acesso à formação acadêmica, como a nossa em encontrar mão de obra capacitada”, explicou Cortes.

 

 

ascom/OM