Lupi lança movimento “Denúncia Já” contra Bolsonaro

Da redação
20/03/2021

No Café com Lupi deste sábado, o líder pedetista disse que ação será iniciada na próxima segunda-feira via redes sociais

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou no Café com Lupi deste sábado (20) que vai reunir o maior número possível de denúncias contra Bolsonaro por meio do movimento “Denúncia Já”. Com a presença do deputado federal Mário Heringer e do deputado estadual do Pará Miro Sanova, o programa abordou o agravamento da pandemia e a atuação do governo na crise.

Na última sexta-feira, o presidente da República abriu processo contra o vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, via Ministério da Justiça, por tê-lo chamado de ladrão em uma entrevista. Dias antes, o chefe do Executivo reavivou a anacrônica Lei de Segurança Nacional (LSN) contra o youtuber Felipe Neto, que o chamou de genocida.

Lupi não deixou barato e, em primeira mão, abriu nova frente de luta. “Eu quero começar, a partir de segunda-feira, por meio das redes sociais do PDT, o movimento chamado ‘Denúncia Já’. Denunciem tudo o que vocês tiverem com prova, com documento, com indício de corrupção de Bolsonaro, da família Bolsonaro, do governo Bolsonaro. O Ciro não vai ficar sozinho. Vamos todos juntos no mesmo barco”, garantiu.

A revelia do intento autoritarista de Bolsonaro, a pandemia se agrava profundamente no país, chegando a marca de três mil mortos em um único dia. Médico, o deputado federal Mário Heringer afirmou que a condução do governo federal no combate à crise é desastrosa e está gerando conseqüências gravíssimas à população.

“Nossa Saúde está mal cuidada, muito mal gerida e infelizmente nós vamos chegar aos 350 mil mortos provavelmente até o final do mês de abril”, previu o deputado com base no elevado número de mortos por dia e na continuidade da política de enfrentamento à crise adotada pelo Ministério da Saúde, severamente criticado por sua inépcia.

No Pará, a situação não é diferente do resto do país. O estado tem visto o número de infectados e de mortos subirem assustadoramente desde o início deste ano. Para o deputado estadual Miro Sanova, o país está à deriva. “Não temos um comando da nação. O Brasil está, desde o ano passado, padecido por essa pandemia. Não houve um programa de aquisição de vacinas […] Enquanto a população não for vacinada, vamos continuar vendo amigos morrerem todos os dias”, asseverou.

Carlos Lupi elencou os esforços que o partido tem feito para impedir que o governo agrave ainda mais a crise no país. A autonomia de estados e municípios para enfrentar a pandemia, por exemplo, foi uma conquista jurídica da legenda junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, muitas outras ações pedetistas foram movidas contra a gestão Bolsonaro.

“Nós temos processo na Corte de Haia há quatro meses, temos pedido de impeachment, temos processo para a interdição dele [Bolsonaro] na Procuradoria-Geral da República. […] Não podemos mobilizar as pessoas para irem às ruas . Temos que fazer o que estamos fazendo: processos na justiça, tentando abrir CPI agora na área da Saúde”, declarou Lupi.

Confira o programa completo abaixo.