Lupi inaugura prédio da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Campina Grande

Uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a prefeitura de João Pessoa vai capacitar 6 mil jovens de baixa renda por meio do  Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. A aula inaugural acontece nesta segunda-feira (25), com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que cumpre agenda no estado da Paraíba.

O programa vai oferecer aulas com conteúdo social e profissional para que os estudantes tenham condições de ingressar no mundo do trabalho. Durante o processo de aprendizagem, terão aulas de inclusão digital, valores humanos e noções de direito trabalhistas.

Na etapa de capacitação profissional, por exemplo, terão oportunidade de cursar disciplinas como administração, alimentação, beleza e estética, comunicação social e marketing, construção e reparos, gráfica e joalheria, dentre outros. 
Foram direcionados R$ 10,5 milhões para atender a demanda, o que inclui a contrapartida da prefeitura. Após o termino do programa, a expectativa é de que 1.800 jovens ingressem no mercado de trabalho.

Os compromissos de Lupi pelo estado incluem ainda a inauguração, pela manhã, do novo prédio da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Campina Grande da Paraíba. A unidade, que passou por reforma em 2010, disponibilizará aos trabalhadores serviços de emissão da carteira de trabalho e entrada no seguro-desemprego. Cerca de 300 pessoas deverão ser atendidas, diariamente, pela unidade.

Agência móvel – Na parte da tarde, em João Pessoa, Lupi participará da inauguração do Ônibus do Trabalhador. O veiculo vai funcionar como uma agência itinerante, prestando serviços de emissão de carteira de trabalho, solicitação de seguro desemprego, além de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. 
A unidade móvel foi adaptada com quatro mesas, quatro computadores e ar condicionado. Com esta unidade, poderão ser atendidos mais de 200 municípios do estado. “Vamos poder ir aonde há necessidade, alcançar um maior número de trabalhadores. Pretendemos atender de 500 a 600 pessoas por semana”, disse o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba, Inácio Filho.
Ainda em João Pessoa, Lupi participará do lançamento oficial do Projeto Mais Emprego e da solenidade de outorga do titulo de Cidadão Paraibano.

http://www.portalcorreio.com.br