Lupi firma compromisso de um projeto único nacional com pré-candidatos indígenas do PDT

Foto: Edevaldo Pereira

12/04/2022

Em reunião realizada nesta terça-feira (12), em Brasília, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, firmou um compromisso de apoiar e acompanhar pessoalmente a criação de um projeto nacional para os pré-candidatos indígenas a deputados federais pelo partido, além de fornecer toda estrutura político partidário necessária.

Acompanhados pelo presidente nacional do Movimento Indígena do PDT, Rafael Weree, e outras lideranças indígenas, os pré-candidatos Daniel Muduruku (São Paulo), Narúbia Werreria, (Tocantins), Almir Suruí (Rondônia),  e Lucio Xanvante (Mato Grosso), foram recebidos por Lupi que, atento às expectativas apresentadas, fez questão de ouvir as trajetórias e bandeiras de cada um, além de dialogar com todas as pautas levantadas.

“Viemos em busca de um apoio transparente para construirmos um diálogo na defesa de nossas bandeiras. Queremos ter um Brasil sustentável, mais responsável, porque quando se faz política séria, isso não é bom apenas para a população indígena, mas para o Brasil”, argumentou Almir Suruí.

Preocupado com a saúde de seu povo, Lúcio Xavante vê na possibilidade de ocupar uma cadeira na Câmara Federal uma forma de defender as necessidades dos xavantes de forma mais efetiva, sobretudo por ser mais um representante indígena frente à numerosa bancada ruralista do Congresso Nacional.

Ao final do encontro, Lupi se comprometeu a atuar diretamente em uma linha de ação para se  unificar as candidaturas indígenas em um único projeto, em âmbito nacional.

“Eu firmo aqui o compromisso de acompanhar pessoalmente a campanha de cada um de vocês para garantir toda a estrutura necessária, e que os todas as causas sejam sejam unificadas em um projeto nacional, alinhado com a Direção Nacional do partido e com o nosso Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND)”, afirmou Lupi.

Para Rafael Weree, o comprometimento pessoal de Lupi fez com que as lideranças saíssem satisfeitas do encontro, por sentirem suas que as expectativas em relação a essa agenda fossem atendida, tendo suas pré-candidaturas efetivamente abraças pelo partido.

“O encontro foi muito produtivo e nossos pré-candidatos saíram satisfeitos, pois viram o presidente abraçar suas candidaturas como um compromisso pessoal, além de prometer aproximar o Ciro ainda mais de cada comunidade, nos quatro Estados. A expectativa é positiva”, destacou Weree.

O encontro também foi marcado pela filiação da ativista Iranildes Madicai, de Mato Grosso, que para Weere, chega para fortalecer ainda mais o partido e o movimento indígena do PDT no Estado.

O legado do PDT junto à população indígena do Brasil, que tem em seu histórico a atuação do cacique xavante Mário Juruna – primeiro índio eleito deputado federal no País –, e o PND  apresentado pelo presidenciável Ciro Gomes, foram mencionados pelas lideranças indígenas como alguns dos fatores decisivos para que, amparados pela estrutura da legenda trabalhista, possam continuar sua luta pelas causas de seu povo.

“Fechados com Ciro, queremos mostrar que os nossos candidatos também têm compromissos para com nossos povos”, afirmou Narúbia Werreria, cuja fala é bem complementada pela de Lucio Xanvante. “Sem a participação indígena, não há política séria no Brasil”.