Lupi entrega diplomas a formandos de Planseq em Niterói

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou esta manhã (10/12) na Câmara de Vereadores de Niterói (RJ) da solenidade de formatura de 139 alunos de cursos de qualificação profissional promovidos pela Secretaria de Trabalho em parceria com a Petrobras, Instituto Vital Brazil (IVB) e o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CRIAA-UFF), além do Centro de Cidadania Cidade Maravilhosa. Na sua fala Lupi falou da importância da inserção destes jovens, agora, no mercado de trabalho.

“Agora é fundamental que todos colaborem para a inclusão desses recém-formados no mercado formal de trabalho”, destacou, pedindo a colaboração dos representantes da Petrobras, ali presentes, e de quem mais pudesse ajudar, a atingir essa meta. O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-Niterói), José Carlos André, presente ao evento, assumiu o compromisso de colaborar para que os formandos sejam aproveitados pelas empresas de Niterói.

Os cursos – de pedreiro, armador de ferro, pintor de paredes, eletricista e bombeiro hidráulico – foram disponibilizados para jovens em situação de risco social através de parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Prefeitura de Niterói, o CRIAA-UFF e o IVB, com objetivo de facilitar oportunidades de emprego e renda na área da construção civil – especialmente nas obras de construção do Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj), tocadas por empresas à serviço da Petrobras.

Além de Michel Campos, Lenart Nascimento e Patrícia Goulart de Almeida, representantes do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), da Petrobras, compareceram à solenidade o presidente do IVB, Antonio Werneck, o diretor do CRIAA-UFF, Helcio Matos, parceiros da Secretaria Municipal de Trabalho nos cursos de qualificação ministrados por professores indicados pela gerência de relações externas do Senai-Niterói.

– O Projovem Trabalhador vem aí; precisamos avançar para atender não só a demanda da construção civil, mas também a que vai ser gerada pela realização desses dois grandes acontecimentos internacionais – a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos – abrindo novas oportunidades especialmente nas áreas de turismo e hotelaria. Meu papel é defender a qualificação profissional do trabalhador e a carteira assinada que lhe dá dignidade – e que Deus ilumine o caminho de todos vocês”, desejou aos formandos.

Lupi dedicou a sexta-feira (10/12) a atividades no Rio de Janeiro: primeiro  inaugurou um posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Itaboraí e, depois, em Niterói, participou da solenidade de entrega de diplomas para alunos que concluíram cursos na área de construção civil.

Entre os alunos, além de desabrigados das chuvas de abril, estavam jovens carentes de várias comunidades da cidade e dependentes químicos em tratamento no Criaa-UFF.