Lupi em São Gonçalo: “Desemprego este ano deve ser igual a 2010”

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, declarou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro que a taxa de desemprego deste ano deve ser semelhante à do ano passado, quando  o Brasil registrou uma taxa média de 6,7%. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou taxa de 6,1% no mês de janeiro deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado a taxa foi de 7,2%.

“O Brasil está no caminho certo. Vamos crescer a 5% e gerar milhões de empregos se Deus quiser. Já tivemos 152 mil empregos em janeiro. Foi o segundo melhor resultado da história. Fevereiro está indo muito bem”, disse. Na conta de Lupi, estão incluídos empregos no setor público e no setor privado. Segundo o ministro, a redução do ritmo de crescimento econômico esperada para este ano não deve desaquecer o mercado de trabalho no país.

Nesta segunda Lupi participou da inauguração uma agência de microcrédito do Banco do Nordeste no município de São Gonçalo, no Grande Rio. A agência oferecerá créditos de R$ 1 mil para pequenos empreendedores locais.

Ontem, o ministro Carlos Lupi, a prefeita Aparecida Panisset (PDT), e o secretário municipal de Trabalho, Henrique Porto, inauguraram um posto do Banco do Nordeste, que trará para a cidade o Crediamigo (programa de Microcrédito Produtivo Orientado que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia). Panisset, em seu discurso, elogiou muito a iniciativa da instituição financeira e disse que o Crediamigo vai ajudar no desenvolvimento do município nos próximos anos.