Lupi, em São Borja, homenageia memória de Leonel Brizola

O Ministro do Trabalho e Emprego, e Presidente Nacional – licenciado – do PDT, Carlos Lupi, esteve ontem (21/6) em São Borja, no Rio Grande do Sul, para prestar homenagem ao líder máximo do PDT, Leonel de Moura Brizola, pela passagem dos sete anos de sua morte. Brizola está enterrado no jazigo da família Goulart, ao lado de sua esposa, Neuza e do ex-presidente João Goulart.

Estavam presentes à homenagem, além de Lupi, a neta do ex-governador, deputada estadual (RS) Juliana Brizola, o neto do ex-presidente João Goulart, Christopher Goulart, e lideranças políticas locais, além de moradores da cidade – que tem cerca de 80 mil habitantes e faz fronteira com a Argentina, além de ser terra natal de Getúlio Vargas e João Goulart.

 Em discurso no túmulo, Lupi relembrou os tempos que passou ao lado de Brizola.

 — Venho aqui, pela sétima vez consecutiva, fazer o que Brizola fazia com Getúlio: defender seus ideais e não deixar que sua luta pelo povo brasileiro caia no esquecimento. Quando ainda era vivo, Brizola vinha neste cemitério, todo 24 de agosto, para depositar flores no túmulo de Getúlio Vargas e exaltar sua luta em prol do menos favorecidos. Por isso, todo dia 21 de junho, vou manter a mesma tradição e depositar flores no túmulo de Brizola – afirmou Lupi.

 Muito emocionado, Lupi também fez questão de contar como conheceu Brizola, quando ainda era jornaleiro, e que o ex-governador foi o responsável pelo início de sua militância política.

 — Acho que gratidão não se vai com a morte. Tenho uma dívida eterna de gratidão a Brizola. Se hoje sou Ministro de Estado, foi porque, há 30 anos, Brizola me ensinou a canalizar nossa energia em benefício dos menos favorecidos e do desenvolvimento do Brasil.

 Representando a família, a deputada estadual do PDT pelo Rio Grande do Sul, Juliana Brizola, exaltou a figura do avô, relembrando tempos de infância e do início de sua militância política.

 – Hoje estamos aqui para homenagear uma das mais completas lideranças políticas do Brasil. Brizola era um lutador, nos ensinou que apenas através da educação podemos diminuir as desigualdades sociais. E esta é bandeira que hoje carrego na Assembléia do Rio Grande do Sul. Foram anos de muito ensinamento – disse Juliana.

 Ainda durante a cerimônia no Cemitério Jardim da Paz, a parlamentar lembrou que Brizola tinha o hábito de dizer que costumava ir ali para conversar com o ex-presidente Getúlio Vargas.

 — Agora sou eu que venho aqui falar de todas as coisas boas que ele fez, de todas as inaugurações de escolas e estradas que levam o nome de Brizola para as quais sou convidada, pelos 50 anos do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), instituição que ele idealizou”, disse a deputada. Para o ministro Lupi, a homenagem em São Borja é um evento que une os brizolistas.

A Câmara Federal, por iniciativa do deputado gaúcho Vieira da Cunha (PDT), registrou na tarde de terça-feira, o aniversário de morte de Brizola, vítima de um infarto aos 82 anos.

“É dia de prestar justa e merecida homenagem a um grande brasileiro. Leonel Brizola foi, antes e acima de tudo, um patriota. Amava profundamente o seu País e não se conformava com as desigualdades sociais. Era um lutador, um idealista.”

por Max Monjardim/Ascom