Lupi em Belém: ‘É um crime o que estão fazendo com Lula’

Mais de 1.200 pessoas lotaram na manhã deste sábado (12/3) o auditório Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, no maior e mais importante encontro do PDT paraense dos últimos anos que contou com a presença do ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro  Gomes, pré-candidato do PDT à presidência da República; do presidente nacional do partido, Carlos Lupi;  e de lideranças políticas do Pará – entre elas o líder do PT no Senado, Paulo Rocha, e o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Marcio Miranda.

A reunião foi organizada pelo presidente em exercício do PDT-PA, deputado estadual Miro Sanova; pelo secretário-geral do partido, Raymundo Pinheiro; e pelo presidente estadual do PDT-PA, Giovanni Queiroz, licenciado do cargo desde que assumiu a presidência, em Brasília, dos Correios. Ao abrir o encontro, Giovanni Queiroz saudou a todos os presentes, alguns obrigados a se deslocar mais de mil quilômetros para participar do encontro.

“Quero agradecer especialmente  a companheirada do Oeste, do Sul e do Noroeste de nosso estado que está aqui, sensibilizada pela luta por um Brasil diferente, por um país organizado e melhor para todos”, frisou Giovanni, manifestando sua satisfação de dividir a mesa com Ciro, com Lupi, com o cantor Netinho de Paula, presidente do PDT da capital paulista; e também o senador Paulo Rocha (PT-PA), líder do PT no Senado; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará,  Marcio Miranda; e o  deputado estadual Augusto Tonhelo, recém filiado ao PDT.

“Fico feliz porque nosso partido sinaliza para o Brasil alternativas para o seu desenvolvimento e para nos orgulharmos de ser brasileiros”, acrescentou Giovanni que  passou a palavra para Miro Sanova, que também manifestou sua satisfação pela casa cheia.

“Este  auditório que tem mil lugares sentados e tem gente em pé. O PDT não cabe aqui! Isto é muito bom porque no final de 2014 diziam estávamos mortos no Pará e este encontro prova que estamos mais vivos do que nunca!  O PDT do Pará não cabe em Kombi porque somos grande, somos um partido histórico, de homens e mulheres honrados, guerreiros, que tem projeto para o Pará e para o Brasil”, frisou.

Ao se dirigir aos presentes,  Lupi defendeu os governos do PT por terem melhorado as condições de vida dos brasileiros mais pobres  e saudou  Ciro Gomes como “espécie de luz no fim do túnel” na defesa dos interesses nacionais.

“Ciro é um homem que conviveu com Brizola e se impregnou do Trabalhismo”, destacou. Disse também que considera “um crime o que estão fazendo com Lula”, ao não reconhecerem os importantes avanços sociais que o Brasil nos últimos anos graças ao aumento real do salário mínimo, ao bolsa-família, ao acesso à universidade dos estudantes pobres.

“Oque está em jogo neste momento não é a corrupção, que não foi criada por nenhum de nós e existiu também quando grandes empresas públicas, no passado recente, foram privatizadas a preço vil.  Também não fomos nós que pedimos ao povo que esquecesse o que tinha escrito. Eles, que não tem sensibilidade para respeitar o povo, não vão conseguir nos calar – fato que nem a ditadura conseguiu”, disse Lupi.

E prosseguiu:

“Os donos do capital e seus tentáculos, na mídia e no judiciário, não nos silenciarão.  Falam como se fosse donos da verdade, como se juízes não cometessem erros, como se eles fossem ungidos por Deus. Não são e não vão nos manipular. Brizola nos ensinou: Se tem couro de jacaré, corpo de jacaré, rabo de jacaré, como então não é jacaré?”

E concluiu:

“Tucanos  não tem moral para falar de moral com a gente. Essa gente, além do Lula e da Dilma, quer atingir os avanços e as conquistas do povo brasileiro. Querem o povo submisso e escravo da mídia e do judiciário. Não somos boi para receber ferro quente e ter dia certo para morrer. Somos homens livres, temos inteligência, não nos curvamos. Somos do partido de Brizola e temos causa: somos patriotas, nacionalistas e amamos profundamente o Brasil e seu povo e lutamos pela educação. Somos homens e mulheres que questionam tudo que a aí está porque acompanhamos de perto o que o sistema de comunicação da Globo fez com Brizola. Por isso alertamos:  tenham cuidado com a manipulação da opinião pública., tenham certeza de que a única coisa que realmente liberta nosso povo é a educação. Porque ela abre as janelas da consciência e nos dá futuro”, discursou.

Lupi fechou a sua fala, lembrando sua avó e sua mãe, alagoanas, que foram para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, elogiou a determinação das mulheres por uma vida melhor e encerrou sua fala cantando versos da música de Dorival Caymi, Ita do Norte, no trecho que fala em saudade e Belém do Pará. Brincando, disse ainda que Giovanni nunca o convidara a assistir ao Cirio de Nazaré, em outubro, o que lhe valeu um imediato convite, oficial, do presidente da Assembléia, deputado Marcelo Miranda, para acompanhar em Belém o próximo Círio de Nazaré – convite que estendeu também a Ciro Gomes.