Lupi e prefeito beneficiam agricultores

O cadastramento para moradias e dragagem do rio de Bonsucesso foram acertados

Com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e do prefeito Jorge Mario, além do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, foi realizada uma reunião em Bonsucesso, no Terceiro Distrito de Teresópolis. Na pauta, a avaliação do atendimento prestado pelo poder público e entidades parceiras aos agricultores e moradores da região, atingidos pelo temporal de 12 de janeiro. O encontro também reuniu diversas representantes de sindicatos rurais.

O Sindicato Rural, junto com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), atenderam os produtores durante a semana que passou, para orientar sobre a retirada da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf — Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Também foram dadas informações sobre o crédito rural emergencial de até R$ 2.000 que está sendo disponibilizado, em um primeiro momento, para os agricultores vítimas da tragédia do temporal.

TÉCNICOS E VEÍCULOS

Junto com o secretário Christino Áureo, o ministro Carlos Lupi se prontificou a mandar dez técnicos e quatro veículos para auxiliar a equipe e liberar a DAP e o crédito emergencial. Christino Áureo informou que, nos próximos dias, chegarão a Teresópolis 23 equipamentos para trabalhar na região rural. Ainda na reunião, ficou definido que o rio de Bonsucesso vai receber dragagem e alargamento das margens. O prefeito Jorge Mario explicou as ações que a Prefeitura de Teresópolis vem desenvolvendo na região, destacando que precisa da ajuda dos governos federal e estadual para que algumas ações sejam executadas, como a desobstrução dos rios e a autorização para a colocação de pontes do Exército em alguns pontos.

“Estão dizendo por aqui que a instalação de pontes do Exército dependia apenas da minha autorização, e que eu queria inaugurar primeiro. Não é nada disso, eu quero as pontes funcionando e servindo à população o mais rápido possível”, assegurou o prefeito. Os representantes do estado relataram ao ministro Carlos Lupi os trabalhos realizados na última semana em Bonsucesso, juntamente com a prefeitura.

O Dia