Lupi: é hora de renovar a política com a participação da juventude

Em reunião de quse cinco horas, esta manhã em Brasília para avaliar a eleição de 2010, o PDT decidiu apelar para a juventude brasileira para engajar-se em uma grande mobilização nacional para enfrentar o que considera “a comercialização, em que se transformou a política”. Lupi acredita que é hora de renovar, com a participação dos jovens na política e no partido. A idéia é investir na formação política e na filiação de jovens ao partido, para que esses contribuam não só para a renovação, mas para mudar e melhorar o rumo da política nacional.

Desde seu presidente, Carlos Lupi até  os deputados mais novos, como o recém eleito Antônio Reguffe (DF), os deputados e senadores, atuais e futuros, e os membros Diretório Nacional, constaram que, a continuar o ritmo de extorsão econômica das campanhas eleitorais, o Brasil pode se encaminhar para  um retrocesso, em que só terão vez os ricos e os corruptos. O Senador Acir Gurgacz (RO) fez um apanhado dos gastos da campanha eleitoral deste ano  de 2010, concluindo que a média brasileira correspondeu a R$3,70 para cada pessoa, proporção que chegou ao paroxismo, em Rondônia, de R$ 17,10.

Diante desse quadro, o Partido de Leonel Brizola, que na próxima legislatura, contará com 28 deputados federais, quatro senadores e 76 deputados estaduais, pretende atrair a juventude, o setor mais idealista e vibrante da sociedade, com duas propostas básicas:

1) A revolução na educação, por meio da disseminação de escolas integrais, tendo como como modelo os CIEPs de Brizola;

2) A reforma política, que propicie o financiamento público total das campanhas, dele excluindo por completo o setor privado, e o voto distrital misto para a eleição de deputados. 

O PDT ainda decidiu que vai intensificar sua participação no Governo Dilma, a exemplo do que ocorreu nos últimos anos do Governo Lula, mas com a condição poder praticarf políticas públicas condizentes com suas bandeiras, sobretudo a educação  e o  nacionalismo.

Todas as posições foram acertadas, com base no apoio unânime de todos os seus integrantes, em duas reuniões. A primeira delas, realizada na noite de ontem, da qual participaram a quase totalidade dos deputados e senadores atuais e  futuros. A segunda, contou, além das duas bancadas federais, com o concurso dos membros do diretórios nacionais e dirigentes estaduais. No final, tanto as Bancadas como o Diretório decidiram indicar o atual ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para ocupar um das vagas que couberem ao Partido, de preferência no Ministério do Trabalho.

Centro de Memória – No dia anterior, 18 de novembro, foiinaugurado o Centro de Memória do Trabalhador Leonel Brizola, em solenidade a que estiveram, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, na presença do presidente nacional do PDT e ministro do Trabalho, Carlos Lupi, as bancadas pedetistas e membros dos Diretório Nacional. O Centro, que conta com biblioteca, sala de projeção, exposição permanente sobre a História do Trabalho e auditório, fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SAI), Techo 3, Lt 1240, em Brasília.

Veja o vídeo da reunião.

Ascom PDT