Lupi e Ciro apresentam modelo de educação de Brizola e de Idilvan Alencar no Ceará


Ascom deputada Juliana Brizola
19/10/2019

Nos dias 17 e 18 de outubro, a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) realizou a I Conferência Nacional de Educação no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi prestigiado pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, pelo vice-presidente nacional da legenda , Ciro Gomes, e pelo ex-secretário Estadual de Educação do Ceará, deputado federal Idilvan Alencar, que deixou a pasta com 230 novas instituições em tempo integral.

O encontro aprofundou o debate acerca das ações educacionais públicas no País, no âmbito municipal, estadual e nacional sob a ótica do trabalhismo: linha filosófica, ideológica e política do Brasil. Também participaram do evento o ex-ministro do Trabalho, Brizola Neto, a ex-secretária de Educação do Rio de Janeiro, Lia Faria; o atual Secretário Municipal de Educação de Sobral (CE), Herbert Lima, o ex-secretário de Educação de Americana (SP) e Santa Bárbara do Oeste (SP), Herb Carlini, e o historiador Juremir Machado da Silva.

Em sua fala, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, trouxe à tona o modelo de escola que o PDT de Leonel Brizola defende

A Conferência de Educação trouxe projetos e experiências educacionais que deram certo Brasil afora com intuito de encaminhar e definir uma linha de atuação em relação ao PDT. A deputada Juliana Brizola, proponente do evento, questionou: “Quando o PDT é governo, seja municipal, estadual ou federal, como é que ele atua? O que é prioridade para o PDT? A nossa Conferência teve a intenção de dar luz e dialogar a respeito de projetos e experiências que deram certo Brasil afora”.

Em sua fala, Lupi trouxe à tona o modelo de escola que o PDT de Leonel Brizola defende: “Uma escola tão bonita, tão boa, de tanta qualidade, com alimentação, em que a criança acha, muitas vezes, melhor estar estudando do que estar em casa. Os Ciep’s, nas comunidades carentes, garantiam a sobrevida das crianças e, até mesmo, a economia para a família”.

Fechando o evento, Ciro Gomes, ao lado de Herbert Lima, ressaltou que a questão educacional não apenas uma questão técnica, mas que é preciso, de fato, investimento. Ele mencionou como exemplo o estado do Ceará, que fez um pacto para que a educação seja política de Estado e não fique à mercê de partidos políticos.