Lupi defende manutenção da política de reajuste do Salário Mínimo

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, voltou a defender nesta quarta-feira (13) a política de reajuste do salário mínimo adotada pelo Governo Federal desde 2007, que repõe as perdas da inflação e garante aumento real para o trabalhador, de acordo com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Ao participar da abertura do seminário internacional “Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos 2016 – Empregos verdes e trabalho decente”, realizado em São Paulo (SP), Lupi criticou a tese de que o reajuste do mínimo traz grave  risco de inflação.

“O governo está atento ao controle da inflação, é claro que isso é importante, mas essa é uma tese que já se provou errada e que levou o país ao atraso durante muitos anos. Essa é uma falsa discussão que nós temos de enfrentar”, disse. “Por que ninguém aponta risco de inflação quando há lucros recordes nas empresas?”, comparou?

Para o ministro, o aumento da renda do trabalhador é um fator-chave para entender o sucesso da economia brasileira.

“O ganho real dos salários levou ao fortalecimento do mercado interno, que foi o grande diferencial do Brasil diante da crise financeira mundial. É por causa desse mercado interno forte que geramos mais de um milhão de empregos formais nos cinco primeiros meses deste ano”, destacou.

Fórmula – O cálculo do reajuste leva em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulada nos 12 meses anteriores à correção, somada à taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Assessoria MTE