Lupi condena entrega de Base de Alcântara(MA) aos americanos

Lançamento na Base de Alcântara (MA). Divulgação.

Por Max Monjardim
24/01/2017

A retomada de uma possível entrega da Base de Lançamento de foguetes de Alcântara (MA) aos americanos, conforme foi noticiado recentemente pela imprensa brasileira, reacende uma antiga discussão em torno da soberania nacional. Para o presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, o assunto – iniciado ainda durante os governos de FHC e enterrado por Lula – é um crime de lesa pátria.

Por estar próxima da linha do Equador, a Base de Alcântara, na região metropolitana de São Luiz (MA), é atualmente o melhor ponto de lançamento de foguetes e satélites do mundo. O ponto estratégico significa uma grande economia de combustível para colocar satélites em órbita, o que reduz drasticamente investimentos.

“A retomada desse assunto é uma afronta à soberania nacional e a todos os brasileiros porque não há discussão em torno de transferência de tecnologia dos americanos para nós, e mais absurdo ainda, caso seja apresentada da mesma forma que FHC, existirá um território americano dentro do Brasil, onde não existirá a necessidade dos estrangeiros darem satisfações a nós”, afirmou Lupi.

De acordo com informações de jornais brasileiros, a negociação estaria sendo tocada por José Serra, Ministro das Relações Exteriores, que anunciou recentemente que já retomou as negociações com os americanos, mas não deu maiores informações sobre o acordo. Nem a grande imprensa brasileira.

“Este governo já entregou o pré sal aos estrangeiros, em tempo recorde. São entreguistas que tomaram o poder e agora trabalham para entregar nossas principais riquezas aos estrangeiros”, garantiu Lupi.

Lupi também anunciou que vai reunir a bancada do partido na Câmara para iniciar discussão em torno do assunto.