Lupi apoia nome de Vieira da Cunha para governo gaúcho

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse na noite de ontem (21/6) aos pedetistas reunidos em São Borja procedentes de municípios da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul que a candidatura própria do partido ao governo gaúcho  é uma necessidade.  Já em Santiago, neste sábado (22/6) pela manhã, acrescentou que embora o PDT participe do governo Tarso Genro, do PT, “acreditamos também que possamos ser uma opção para que o governo gaúcho volte seu foco para a Educação, como aconteceu nas gestões de Brizola e Alceu Collares”.

Falando a cerca de 150 militantes reunidos em Santiago, Lupi narrou sua trajetória dentro do PDT ao longo das  últimas três décadas, sempre ao lado de Brizola. Falou também sobre as manifestações que estão acontecendo em todo o país, assinalando que “é preciso entender a voz da população – sem dissociar o grito das ruas da participação nas instituições políticas”, como algumas pessoas estão apregoando.

Ao defender a candidatura própria do PDT ao governo estadual, Lupi destacou que “ninguém tem maior compromisso com a educação no Rio Grande do Sul, em tempo integral, do que o PDT que, através de Brizola, criou as brizoletas em 1958″, enfatizou.

Lupi referendou o nome do deputado federal Vieira da Cunha como candidato a governador pelo PDT no ano que vem, destacando ainda:

“Vieira da Cunha é, sem dúvida, um dos melhores quadros nacionais do PDT pela sua conduta, pelo seu posicionamento e por possuir o DNA trabalhista – fundamental para comandar o Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Participaram da reunião na manhã deste sábado em Santiago (RS) secretários de estado, o deputado federal Giovani Cherini, o ex-deputado federal Pompeo de Matos, prefeitos, vereadores e várias lideranças oriundas de cidades da fronteira oeste.

A série de encontros e debates para discutir o posicionamento do PDT no Rio Grande do Sul para 2014 deve somar 38 reuniões já programadas até o segundo semestre do ano, sob o comando do presidente estadual do PDT gaúcho Romildo Bolzan Júnior, ex-prefeito do município de Osório (RS). Tanto a reunião de São Borja, na sexta-feia, quanto a de Santiago, neste sábado pela manhã, tiveram transmissão “ao vivo” pela Rádio Legalidade.

OM – Paulo Ottaran