Lupi: “PDT defende plebiscito para a reforma política desde 2011”

“Nós do PDT defendemos a realização de um plebiscito para a reforma política desde 2011 -por sugestão inicialmente do deputado Miro Teixeira (RJ) – porque achamos  fundamental que a população, a maior interessada, seja a primeira a dizer o que quer”, afirmou nesta quinta-feira  (27/6) o presidente nacional do PDT,  Carlos Lupi, após se reunir com a Presidente Dilma Roussef no Palácio do Planalto, juntamente com outros nove presidentes de partidos da base aliada do Governo no Congresso.

Lupi lembrou que no dia 15 de março de 2011 deputados e senadores do PDT estiveram reunidos em Brasília com a Executiva Nacional para discutir a reforma política e, naquela ocasião, o partido fechou questão pelo plebiscito porque foi consenso de que uma reforma política que realmente atenda aos interesses da população precisa, antes, de um plebiscito para que a população opine sobre os diferentes e amplos temas que a iniciativa envolve.

“O plebiscito tem eficácia porque a população, através dele, pode dizer o que quer: se o voto deve ser majoritário ou distrital, se deve existir ou não financiamento público de campanha, se o melhor é voto distrital ou distrital misto, se deve existir ou não cláusula de barreira, se o voto precisa ser em lista, etc. Depois da população ser consultada sobre o que realmente quer, aí sim, o Congresso deve trabalhar na reforma política”,  argumentou Lupi.

Acrescentou que se a reforma política for feita via referendo, como alguns defendem, o processo é o inverso: o Congresso decide e o povo só se manifesta no final, para dizer sim ou não ao que foi discutido e aprovado.

Participaram da reunião de presidentes de partido no Planalto, além de Lupi – Rui Falcão (PT), Valdir Raupp (PMDB), Gilberto Kassab (PSD), Alfredo Nascimento (PR), Renato Rabelo (PC do B), Eduardo Campos (PSB), Ciro Nogueira (PP), Marcos Pereira (PRB) e Benito Gama (PTB).

Lupi lembrou ainda que no início de 2011 o PDT fez uma série de reuniões para discutir a reforma política, inclusive um grande seminário na sede nacional do partido, no dia 8 de fevereiro. Na época o então Líder do PDT na Câmara Federal, Deputado Giovani Queiroz, também afirmou que participação da sociedade, através de um plebiscito, era fundamental.

OM – Ascom PDT