Lígia Feliciano ressalta participação da sociedade na elaboração do orçamento na Paraíba


Ascom vice-governadora LígiaFeliciano
04/06/2019

A vice-governadora da Paraíba Lígia Feliciano (PDT) ressaltou a participação da comunidade nos destinos dos gastos públicos na Paraíba, por meio do Orçamento Democrático Estadual (ODE). No primeiro semestre de 2019, o Ciclo de audiências do ODE foi realizado em 17 cidades paraibanas, reunindo a população dos 223 municípios paraibanos – mais de 50 mil pessoas participaram das audiências deste ano – recorde de público.

“O Orçamento Democrático Estadual permite a participação do povo nas decisões relacionadas às obras do governo. Com este instrumento de democracia participativa, são priorizados investimentos de acordo com as demandas da comunidade. É uma construção coletiva que incentiva o exercício da cidadania”, enfatiza Lígia Feliciano.

Em cada plenária, a população tem a oportunidade de eleger até três prioridades de investimentos para a região e ainda reivindicar, reclamar, elogiar e apontar ações que poderão ser implantadas e/ou reformuladas para a melhoria da qualidade e da prestação dos serviços oferecidos pelo Governo do estado em cada região.

“É um momento de diálogo direto, aberto e democrático com o governador João Azevêdo, com a vice-governadora e toda a equipe governo nos municípios que polarizam as regiões geoadministrativas”, destaca Lígia .

Investimentos

Implantado em abril de 2011, o OD Estadual já direcionou mais de R$ 9 bilhões em obras demarcadas nas peças orçamentárias, em consonância com as mais de 130 mil reivindicações apontadas pela população ao longo de quase nove anos, nas mais de 130 audiências públicas realizadas com a participação de representantes dos 223 municípios paraibanos.

A partir das reivindicações, foram construídos novos hospitais, novas estradas, houve melhora na distribuição da água, escolas foram reformadas e outras novas construídas, novos ginásios poliesportivos, investimentos na cultura, no lazer, na segurança, no empreendedorismo, na agricultura, além das melhorias nos serviços prestados à população, entre tantas outras realizações.