Líder recebe presidente do IBP

O deputado Brizola Neto (RJ), recebeu nesta quarta-feira (29) no gabinete da Liderança o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos de Luca. Acompanhado dos diretores do IBP Patrícia Pradal e Eduardo Ricardo Patri, Luca explicou a preocupação dos empresários do setor com a falta de definição sobre o novo marco regulatório para a exploração das reservas do pré-sal.

Na opinião do presidente do IBP, o impasse é resultado da confusão do debate sobre o novo modelo regulatório com a discussão sobre a alocação dos recursos. “O problema é que começaram ver o pré-sal como solução para todos os problemas nacionais e iniciou-se aí uma disputa que está atrapalhando o debate técnico sobre a regulamentação”, criticou João Carlos de Luca.

Brizola Neto concordou que é necessário separar esse debate e lembrou que a experiência da aplicação dos royalties pelas prefeituras beneficiadas demonstra que o atual modelo não está sendo eficiente em reduzir a pobreza ou resolver o problema da educação. O deputado carioca explicou que a Comissão de Minas e Energia prepara um seminário para junho que ajudará a recolocar o debate no eixo.