Leila do Vôlei na TV Globo: “As mulheres terão espaço e voz em meu governo”

Leila do Vôlei na TV Globo: “As mulhes terão espaço e voz em meu governo"

Ascom Leila do Vôlei
15/09/2022

Dentre os temas abordados, a pedetista falou sobre a proposta de uma gestão direta dos hospitais públicos do DF para acompanhamento e controle

A candidata do PDT ao Governo do Distrito Federal, Leila do Vôlei, foi a quarta aspirante ao Palácio do Buriti a ser sabatinada pela TV Globo no DF1. Anteriormente, foram entrevistados os candidatos Leandro Grass (PV), Ibaneis Rocha (MDB) e Paulo Octávio (PSD). A emissora realizou sabatinas de 35 minutos com cada um dos candidatos que mais pontuaram na pesquisa do Ibec de 6 de setembro.

A sabatina começou com questões a respeito do preparo da candidata e do papel das mulheres no governo. Após apresentar suas credenciais, como secretária dos esportes e senadora da República nos últimos quatro anos, Leila debruçou-se sobre a questão feminina. “As mulheres terão espaço e voz em meu governo. No senado, hoje eu vejo as dificuldades em ser mulher. É importante ter o equilíbrio de forças e visões de mundo, então é imprescindível a participação das mulheres no governo”, argumentou.

Em seguida, discutiu-se o legado dos jogos olímpicos e a passagem da candidata pela secretaria de esportes. Leila não só detalhou as ações executadas naquela gestão, como prestou contas do que foi feito, além de defender a transparência ao tratar dos negócios públicos.

“Temos visto no governo atual falta de transparência nas prestações de contas e na forma como os recursos são geridos. Não faltou questionamento da bancada do senado ao governo atual do DF e que ficaram sem respostas”, acrescentou.

Quando a sabatina enveredou para a área da saúde, Leila detalhou seus planos para a construção de dois hospitais: um em São Sebastião, um no Pôr do Sol/Sol Nascente – e ampliação da unidade do Guará. Também criticou a falta de transparência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGES/DF) no atual governo.

“Qualquer gestão e projeto de governo precisa de acompanhamento e controle. Vamos investir na gestão direta de todos os hospitais públicos”, concluiu.

Sobre o tema educação, defendeu o ensino integral: “Temos recursos nos fundos constitucionais, do governo federal e orçamento próprio. Como senadora da República, eu sei que temos condição de executar o que estamos propondo”. Também afirmou que precisará reavaliar a questão das escolas cívico-militares, visto que algumas estão funcionando bem e outras não. “Vamos consultar novamente a população e avaliar como seguir”, definiu.

A respeito dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do DF, considerou a situação atual lamentável. “As filas nos CRAS se dão pela falta de um sistema integrado que agilize os atendimentos. Portanto, vou fortalecer as estruturas físicas, RH e tecnológica. Dessa foram, o atendimento ficará mais eficaz”, diagnosticou. Ainda no tema assistência social, comentou sobre a necessidade de se ter um restaurante itinerante para atender os mais vulneráveis.

“Precisamos mitigar a fome e tem recurso para isso. Vamos primeiro atacar a fome e paralelo a isso reorganizar a rede de apoio e fortalecer que mais precisa”, argumentou.

No plano da mobilidade urbana, Leila apresentou seus planos para ampliar o metrô para a Asa Norte, com uma conexão com monotrilho para Sobradinho e Planaltina, assim como o aproveitamento de estruturas abandonadas do VLT.

Em segurança, Leila defendeu a necessidade de reforçar e melhorar o ambiente das forças policiais para minimizar o risco de se ter pessoas físicas despreparadas armadas. Também apresentou planos diferenciados de abordagem para a Polícia Militar. “Sobre os protocolos de abordagem da PM, vamos trabalhar para que mulheres, LGBTQI+, vulneráveis e outros tenham abordagens mais humanizadas”, detalhou.

Por fim, discutiu os impactos ambientais provocados pela ocupação fundiária irregular de territórios importantes do DF e foi categórica a respeito de sua política a esse respeito: “Vamos combater a grilagem de terras e trabalharemos para a regularização fundiária do que já está feito.” Ao final da sabatina, Leila deixou seu recado para os eleitores: “Quero o melhor para Brasília e vamos trabalhar para isso!”.

Agenda de amanhã (16/09 – sexta-feira) da candidata ao Governo do DF, Leila Barros:

15:30 – Conversa com a população e caminhada na Rodoviária e Comércio Central do Gama
Ponto de encontro: https://maps.app.goo.gl/kXhpq1qX3hpQy4YL9.

16:30 – Visita a comerciantes do Shopping Popular e Feira Permanente do Gama
Ponto de encontro: https://maps.app.goo.gl/RRp8AU6yKVurWJ7b9

17:40 – Entrega das propostas e conversa com os usuários do BRT – Gama
Ponto de encontro: https://maps.app.goo.gl/CCMFKfWMEoki5HM98.