Leila Barros é a candidata do PDT ao Governo do Distrito Federal

Foto: Alexandre Amarante

Da Redação
04/08/2022

Durante convenção do PDT-DF, Joe Valle foi anunciado como vice formando chapa puro sangue

Agora é Leila! O PDT já tem candidata ao Palácio do Buriti. Leila Barros, a Leila do Vôlei, teve a candidatura ao governo do Distrito Federal oficializada na noite desta quinta-feira (4), em convenção distrital realizada na sede nacional do PDT, próximo ao Congresso. Joe Valle foi anunciado como vice, formando uma chapa puro sangue. O evento contou com as presenças do candidato pedetista à presidência da República, Ciro Gomes, e do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi.

Ao lado do ex-presidente da Câmara Legislativa do DF, Joe Valle, Leila Barros chega ao pleito para se consolidar como a primeira mulher a governar a capital da República. Seu governo vai se concentrar, acima de tudo, em reduzir as desigualdades econômicas e sociais presentes no DF, por meio de políticas públicas efetivas e duradouras.

“A Brasília de hoje se escondeu atrás de seus monumentos e arquiteturas. De trás de tudo isso tem vidas, vidas que estão sofrendo, vivendo a insegurança alimentar, nas filas dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAs) pedindo um pouco de assistência social, vidas perdidas pela falta de planejamento e compromisso […] Esse vai ser um governo que não vai se esconder atrás de obras e monumentos; um governo que se compromete a cuidar das pessoas dessa terra”, garantiu a candidata.

A candidatura de Leila coloca o PDT frente a frente com a realidade do DF, numa perspectiva administrativa. A capital federal, apesar de ter o maior PIB per capta do país, é campeã em desigualdade social. Se o PIB per capta no Lago Sul é de R$ 7 mil, em regiões administrativas (áreas análogas a bairros) como Estrutural e Varjão esse valor chega, no máximo, a R$ 500. Isso sem falar na taxa de desemprego que atinge os 16% em todo o distrito, mas é ainda maior na periferia (24%).

O presidente nacional do PDT, desde o momento da filiação da senadora, acredita que ela pode promover mudanças no DF e, por isso, sempre foi um entusiasta da sua candidatura. “No ato de filiação da Leila eu disse: você vai ser candidata ao governo, mesmo sem nada firmado. Ela me atendeu e hoje está aqui para mudar a história e se tornar a primeira mulher a governar o Distrito Federal. Esse povo precisa da Leila, uma governante séria, responsável, comprometida com a causa popular”, disse Carlos Lupi.

O projeto de Leila está intimamente ligado ao Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) do PDT, defendido amplamente por Ciro Gomes em sua campanha. A candidata brasiliense é a voz trabalhista no DF e uma importante aliada na corrida pedetista ao Planalto. De acordo com o presidenciável pedetista, a candidatura da senadora é uma grande oportunidade de mudança para o povo do DF.

“Vocês precisam entender que têm um tesouro nas mãos. Não é todo dia que a política produz um tesouro de decência, de honradez, de espírito público, de inteligência, de competência, de amor verdadeiro a causa do povo. Esse tesouro se chama Leila, a nossa Leila do Vôlei, porque, volto a dizer, a insanidade é repetir as mesmas coisas e esperar resultado diferente. O Distrito Federal tem uma chance de ouro, com Joe Valle também como candidato a vice”, afirmou Ciro Gomes.

A convenção do PDT-DF reuniu mais de 700 trabalhistas na sede nacional do PDT, em Brasília. O clima era de esperança pela implantação de um projeto capaz de tornar o DF uma unidade federativa mais igualitária. O evento lançou os candidatos a deputado distrital e contou com a presença do senador Jorge Kajuru (Podemos).