Kátia Abreu destaca riqueza artesanal da exposição ‘Tesouros do Tocantins’


Agência Senado
18/09/2019

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) destacou em Plenário, nesta quarta-feira (18), a exposição “Tesouros do Tocantins”, que acontece esta semana, no Senado. Ela observou que estão expostos exemplares do artesanato feito com o capim dourado do Jalapão, com coco do buriti do Bico do Papagaio (região norte do estado) e com sementes de frutas silvestres e madeira perdida do município de Xambioá.

Para ela, a riqueza do artesanato tocantinense é apenas uma mostra de que o potencial econômico do estado vai além do agronegócio e da exploração mineral e pode ser encontrado também no turismo.

Segundo ela, também a gastronomia, a cultura popular e as belezas naturais fazem com que o Tocantins seja um ótimo destino para os turistas e mostram a força da economia criativa no estado.

Kátia Abreu informou ainda que, diante dessa diversidade, o Tocantins poderá receber status especial e maiores incentivos, se for aprovado o projeto de lei (PL) 5.141/2019, de sua autoria, que institui o estado do Tocantins como rota nacional do turismo de aventura, ecológico, rural, de sol e praia doce, de vivência, cultural, religioso e gastronômico.

A exposição “Tesouros do Tocantins” estará aberta até o dia 20 de setembro, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no edifício principal do Congresso Nacional, em Brasília, das 8h às 17h.