Juventude Socialista se encontra com o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo em Assunção


09/12/2019

Na última semana, integrantes do PDT e da Juventude Socialista estiveram na Academia Política PAOLA, evento que reuniu integrantes de diversos partidos progressistas do Brasil, Paraguai, Colômbia e Chile. O evento foi organizado pelo Instituto Igualdad, Think Thank do Partido Socialista do Chile, e pela Olaf Palme International Center ligada ao Partido Operário Social Democrata Sueco (em sueco Sveriges Socialdemokratiska Arbetareparti SAP).

No sábado (6), os jovens se encontraram com o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Lugo foi o único presidente de um partido progressista a governar o país vizinho e, em junho de 2012, sofreu um golpe ao modelo de processo de impeachment semelhante ao ocorrido no Brasil em 2016.

Ao redor de jovens dos quatro países citados, o ex-presidente saudou a juventude e a necessidade de uma força transformadora na América Latina que possa lidar política, social e economicamente com as necessidades do povo que sofre hoje com a maioria dos governos de direita que governam o continente.

Eduardo Oliveira, vice-presidente estadual da Juventude Socialista Rio de janeiro, na reunião com ex-presidente paraguaio apresentou brevemente a conjuntura brasileira de um governo de direita, apontou a necessidade de união do campos de esquerda, progressistas e democráticos contra as incertezas do governo brasileiro que flerta com o fascismo e ditadura, e, na descrição do cenário, lembrou que, no último, ano os ataques da direita através do judiciário se fizeram com a tentativa fracassada de encarceramento e perda de mandato que sofreu o prefeito Rodrigo Neves (PDT – Niterói) e que em face das ameaças contra a democracia no continente surge a necessidade de mais eventos que possam agregar as forças progressistas.

Estiveram também representando o PDT os companheiros Everton Carreirinha, secretario ajunto do PDT São Paulo, Bárbara Guimarães, presidente da Juventude Socialista PDT São Paulo, Gleides Sodré, da Ação da Mulher Trabalhista São Paulo, Carolina Müller Moreira, presidente da Juventude Socialista em Porto Alegre, e Pedro Porto.