Juventude Socialista realiza a 1ª Jornada Theotônio dos Santos


28/10/2019

A Juventude Socialista Carioca (JS-RJ) realiza,  nesta terça-feira (29), a 1ª Jornada Theotônio dos Santos, evento político e acadêmico de formação em história, economia e ciência sociais. Nesse primeiro encontro o tema será “O que é Trabalhismo? Introdução a Economia Política” e a exibição do filme Democracia em Vertigem, direção de Petra Costa.

Entre os debatedores do evento estão o vereador do Rio de Janeiro, Fernando William e o vice-presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini e mestre em Ciência Política pela UFF, Everton Gomes.

Sarah de Souza, presidente da JS Carioca, considera que “essa é uma oportunidade ímpar de formação política e de temas que parecem mais complexos, principalmente aqueles relacionados a economia”. Para ela, a formação da militância acontece a todo momento, mas jornadas como essa ajudam a aprofundar o debate que acontece em muitos espaços físicos e virtuais.

A escolha do nome se deu de forma a homenagear um dos grandes nomes dos estudos políticos e econômicos brasileiros. Theotônio dos Santos (1936-2018) que faleceu recentemente foi um economista brasileiro e uma das maiores referências sobre a Teoria da Dependência. Estudou com afinco o sistema econômico brasileiro e mundial, e tem importantes trabalhos sobre imperialismo, construção do socialismo e sobre o trabalhismo. Theotônio é um dos assinantes da Carta de Lisboa e foi filiado ao PDT. Notável defensor do trabalhismo como caminho brasileiro para o socialismo.

A jornada acontecerá dia 29 de outrubro, as 18h na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini – RJ, Rua do Teatro, 39, Centro – Rio de Janeiro.