Juventude Socialista do Rio de Janeiro marca presença no ato “Lute pela Amazônia”


06/09/2019

A Juventude Socialista do Rio de Janeiro (JS-RJ) se fez presente no ato Lute Pela Amazônia no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (5). O ato fez parte de uma série de ações do mês de agosto e setembro que ocorrem no Brasil e no mundo em defesa da floresta amazônica, e contra as arbitrariedades da política ambiental do governo de Jair Bolsonaro. Houve atos em todas as capitais do país e em diversas cidades do mundo, como Paris, Salamanca, Turim, Viena e Nova Iorque.

O presidente estadual da Juventude Socialista, Luís Moreira, comentou que a participação da Juventude nesses atos é importante para demonstrar o quanto a ameaça à biodiversidade, ao meio ambiente e à soberania brasileira sobre a Amazônia se traduzem em morte de um futuro digno para os jovens do país e para as futuras gerações.

“A floresta Amazônica é brasileira e nosso dever protege-la. A gente tem que proteger a Amazônia dos que estão aqui tentando derruba-la para criar gado, quanto daqueles que estão lá fora para roubar nossas riquezas. Muito já é levado em biopirataria. Temos que denunciar isso”.

Rylla Bryanne, membra do Coletivo Ecotrabalhismo, plataforma de militantes do PDT em resposta a urgência de lutar pelo meio ambiente e por práticas econômicas ambientalmente responsáveis, e também da Juventude Socialista, falou no evento em nome do PDT. Rylla, como engenheira florestal e mestranda em Ciências Ambientais, falou sobre a necessidade de repensar o modelo que atuamos sobre a Amazônia, e a proteção não apenas desses, mas de todos os biomas brasileiros.

“O projeto de exploração desordenada sobre os biomas brasileiros que está em curso leva a extinção da biodiversidade e degradação dos recursos naturais. É possível desenvolvimento econômico sem acabar com o futuro, e nós ainda precisamos dessa água, desse chão, e de toda vida ao nosso redor e não há a menor chance de nunca precisarmos de todos esses elementos. Nosso trabalho é garantir que as gerações que virão também tenha acesso a isso”, nas palavras de Rylla.