Juventude Socialista do Recife promove formação política com Aldo Rebelo


PDT do Recife (PE)
08/03/2021

Aula estimulou o debate quais devem ser as ações prioritárias da Presidência da República no setor Defesa

Na última quinta-feira (4), a Juventude Socialista do PDT do Recife promoveu a terceira formação política virtual de um ciclo de debates sobre o Governo Bolsonaro. Para a atividade denominada de “Os Porquês de Gritarmos ‘Impeachment Já’”, o convidado desta vez foi o ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo. Sua participação foi fundamental para suscitar o debate sobre quais deveriam ser as principais ações da Presidência da República no setor da Defesa.

O objetivo da atividade é formar os militantes e simpatizantes para um debate qualificado acerca da necessidade de um impeachment no contexto atual do Brasil. Para iniciar o diálogo, o ex-ministro se concentrou em destrinchar o contexto político-econômico atual do Brasil: “entrega vil do patrimônio nacional”, em suas palavras. Em sua análise, essas articulações são um projeto que perpetua a dependência econômica, científica e tecnológica brasileira. Portanto, é preciso pensar os desafios que o campo nacional popular possuem para a superação dessas mazelas.

Em seguida, os militantes fizeram perguntas e considerações. Dentre algumas questões centrais no debate, foi questionada a avaliação do especialista acerca da atuação dos Ministérios da Economia, Defesa e Relações Exteriores – aos quais o ex-ministro fez contundentes críticas na condução política. Aldo, por sua vez, explicou didaticamente o entreguismo de Paulo Guedes, dotado de um caráter anti-povo em seu projeto e inábil por questões exclusivamente ideológicas e morais.

Sobre as pastas de Defesa e Relações Exteriores, assim como a diplomacia brasileira, ele explicou que seus papeis passaram a não priorizar o interesse nacional. Em sua perspectiva, isso acontece em detrimento de um cego alinhamento com os Estados Unidos. Posição que, dessa maneira, neutraliza o diálogo entre os países que compõem a América Latina e demais do mundo subdesenvolvido.

Outras temáticas também foram abordadas, como a área da ciência e da tecnologia – setores que o Brasil vem sofrendo brutal processo de privatização e espoliação das riquezas nacionais. Nas palavras de vários militantes, esses fatos reafirmam o caminho para o subdesenvolvimento que vem sendo construído nos diversos anos de políticas neoliberais implementadas no país.