Juventude Socialista do Recife promove debate com economista e professor da Fundação Getúlio Vargas Paulo Gala


Ascom PDT do Recife (PE)
15/02/2021

Na última quarta-feira (10), a Juventude Socialista do Recife elaborou a primeira formação política virtual de um ciclo de debates sobre o governo Bolsonaro. Para discutir a conduta do presidente no âmbito econômico, a palestra teve como convidado o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Paulo Gala. O objetivo da atividade é esclarecer as principais razões da organização defender o impeachment.

A escolha pelo professor foi estratégica. No cenário atual, Paulo Gala promove um importante debate referente ao papel do Estado. Durante a palestra, os jovens pedetistas puderam compreender a relação dessa instituição enquanto promotora do desenvolvimento econômico nacional. O economista explicou como isso é possível a partir de uma parceria entre o Estado e o Mercado, além das ideias desenvolvimentistas – as quais coadunam com o Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) encabeçado e defendido na etapa atual do projeto trabalhista por Ciro Gomes e pelo PDT.

O debate começou a cerca das contradições presentes na autonomia do Banco Central, Projeto de Lei votado nessa mesma semana na Câmara Federal, e suas consequências para a renda, o emprego e para a desindustrialização do país. Em seguida, foram discutidos temas como o conceito de Complexidade Econômica, foco do último livro publicado por Gala, e sua utilidade analítica para a indústria e desenvolvimento nacional.

Além desses temas, também foram citados pontos fundamentais do livro de Ciro Gomes sobre o PND. Por exemplo, os setores elencados pelo ex-ministro para o Estado nacional brasileiro investir objetivando sua soberania e desenvolvimento: complexos industriais de petróleo e gás, saúde, agronegócio e defesa. Provocado pela militância, também teve destaque os impasses e contradições presentes no reformismo pela via exclusivamente institucional – situando essas questões ao passado histórico do trabalhismo e à intervenção externa em solo brasileiro pelos países considerados centrais na dinâmica do capitalismo.

A formação, organizada e articulada pela JS/Recife, contou com a presença de militantes e dirigentes de vários municípios de Pernambuco e demais estados do Brasil. Estiveram presentes as Juventudes Socialistas de Caruaru, Pesqueira, Vitória de Santo Antão, Igarassu e outras cidades. Além de também contar com as Juventudes de Alagoas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso e outros estados do país que possuem, para além de juventudes organizadas, simpatizantes do PND e do trabalhismo. Embora essas pessoas não sejam organizadas no partido, elas atuam, seja pelas redes ou pelas ruas, em nome desse projeto em comum.