Juventude Socialista de São Paulo faz história ao eleger Bárbara Guimarães presidente do movimento


Por Elizângela Isaque
20/05/2019

A Juventude Socialista do estado de São Paulo fez história, no último Congresso Estadual, realizado nesse fim de semana, ao eleger, com paridade de gênero, Bárbara Guimarães à sua Presidência. A pedetista se tornou a segunda mulher, nos 38 anos de existência da JS, a dirigir o movimento em nível estadual, e completa agora o time de nove
presidentes estaduais do sexo feminino; um terço do total.

Ao abrir o Congresso, no sábado (18), ainda como presidente da JS-SP, Ewerton Roberto, o carreirinha, falou sobre a sua gestão e a importância que o movimento tem desempenhado na construção do partido. O pedetista, que deixa a JS devido à idade, foi homenageado pelas lideranças presentes, por seu trabalho desenvolvido à frente da JS-SP.

A presença da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) na mesa de debate foi outro destaque no primeiro dia do Congresso, que também teve uma palestra sobre a Reforma da Previdência e Economia Geral, ministrada pelo presidente do PDT-SP, Antonio Neto, e pelo professor Nelson Marconi, presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB/SP).

A presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT/SP), Gleides Sodré, encerrou o primeiro dia do evento com uma abordagem sobre o feminismo, e completou a mesa de debates, também composta pelo presidente nacional da JS, William Rodrigues, o deputado estadual Márcio Nakashima, o secretário-geral do PDT-SP, Airton Amaral, e a membro da Executiva Nacional da JS, Fernanda Lopes.

Um sarau com Rap, rima e poesias fez parte do segundo dia do Congresso, que também teve um painel, apresentado por William Rodrigues, que falou sobre as inovações políticas e as novas formas de se organizar e disputar a liderança da JS e a história do movimento pedetista, do qual surgiram grandes nomes das lideranças do partido.