Juliana Brizola e Isabella de Roldão participam de debate sobre o papel da mulher no PND


PDT do Recife (PE)
13/03/2021

Promovido pela FLB-AP de Pernambuco e pelo PDT do Recife, encontro reuniu mais de 50 participantes

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini de Pernambuco realizou um encontro virtual para debater o papel feminino na construção do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). Com apoio do PDT Recife, o momento aconteceu nessa quarta-feira (10) e reuniu mais de 50 pessoas.

O debate teve as contribuições da advogada e vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT-PE), da deputada estadual (PDT-RS), Juliana Brizola, da professora universitária e secretária de Trabalho e Qualificação do Recife, Adriana Rocha (PDT-PE), e da secretária adjunta nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) e vice-presidente do PDT do Tocantis, Gleidy Braga.

Dentre abordagens sobre pautas importantes para as mulheres e uma contextualização histórica sobre a luta feminina no Brasil, as vozes das pedetistas eram uníssona sobre um ponto: somente o trabalhismo e o projeto nacional que o PDT defende hoje é capaz de atender os anseios de todas e todos.

“Uma sociedade que é boa para a mulher é uma sociedade boa para as crianças, para os jovens, idosos e todos cidadãos”, declarou a deputada estadual Juliana Brizola.

Dentre os principais desafios para as mulheres que se propõem a estar na vanguarda dessa construção, a liderança da AMT Nacional Gleidy Braga destacou o conhecimento técnico sobre a gestão pública como essencial para essa discussão. Além disso, outra demanda essencial é a organização partidária como caminho para derrotar o bolsonarismo.

Para a secretária Adriana Rocha, o PND encabeçado pelo presidenciável Ciro Gomes, tem o diferencial de não ser personificado apenas em sua figura, e, sim, em uma necessidade histórica que foi elaborada por várias mãos pedetistas.

“Não é sobre Ciro, muito menos sobre um plano baseado em interesses individuais. É um projeto proposto a acabar com as principais contradições do povo brasileiro e restabelecer os direitos sociais”, comenta.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, por sua vez, trouxe uma reflexão sobre o trabalho doméstico como ferramenta essencial do sistema produtivo.

“A economia tradicional simplesmente não teria meios de se manter se não fosse subsidiada pela Economia do Cuidado, que ainda envolve a responsabilidade com doentes, idosos e pessoas com deficiência”, explicou. “Cuidar e o trabalho doméstico não são intrínsecos ao nosso sexo”, completou. Sob holofotes do debate mundial atualmente, esse tema segue para discussão ampla no PDT nacionalmente.

Além das convidadas especiais, o debate contou com a condução da diretora de comunicação da FLB-AP/PE, Tatiana Ferreira, e do presidente estadual da FLB-AP/PE, Pedro Josephi. O momento também registrou a presença das lideranças dos movimentos do partido como da Ação da Mulher Trabalhista de Pernambuco, na pessoa da presidente Denise Assis; do Movimento Comunitário Trabalhista PE, com o presidente Augusto Miranda; do Movimento Negro de PE, com a presidente Nega do Babado; e outros.