Juliana Aldigueri comemora sucesso do programa global da Samsung com alunos de Granja, no Ceará

Bomba de irrigação de baixo custo criada pelos alunos semifinalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, um programa global da Samsung


Prefeitura de Granja (CE)
15/09/2021

A prefeita Juliana Aldigueri (PDT-CE) comemorou o sucesso de cinco estudantes e um professor do ensino médio público de Granja, no interior do Ceará, que desenvolveram um equipamento que atraiu os olhos da Samsung. O sistema de irrigação alternativo com uma bomba hidrostática de baixo custo, criado pela equipe, é um dos semifinalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, um programa global da multinacional.

O equipamento é feito a partir de materiais simples: garrafas retornáveis de dois litros e um calibrador de pneu para medir a pressão do recipiente. Foi utilizando estes materiais que eles conseguiram desenvolver um equipamento capaz de manter a irrigação das plantações por muito mais tempo. Atualmente, 45 unidades do projeto estão funcionando em todo o município de Granja, que tem pouco mais de 54 mil habitantes.

Segundo o professor e orientador do projeto, André Luiz Rocha, o desafio motivador para a criação foi a manutenção na rega da plantação em estações com menos chuva, principalmente no verão. A bomba de irrigação poderá auxiliar os agricultores que trabalham nas plantações apenas durante o período de inverno, exatamente pela escassez de água na região nos demais meses do ano.

“Expliquei aos alunos o funcionamento da bomba hidrostática e a parte técnica. Então, fizemos quatro protótipos (…). Com a fase de testes concluída, procuramos pessoas com pequenas plantações de coentro, cebola e tomate, quando testamos novamente o equipamento, que foi aprovado pela população local”, explica o professor.

Os estudantes que integram a equipe são todos granjenses e de escola pública, Elida Vitória, Ingrid Maria, Francisca Geizielly, Gabriel Sampaio e Rafael Lopes. O objetivo do grupo agora é levar oficinas de capacitação para agricultores das cidades no entorno, de forma a ensiná-los como produzir seus próprios sistemas de irrigação e ajudá-los em suas plantações.

A prefeita Juliana Aldigueri destaca que é um orgulho para o município ter à disposição um grupo de estudantes tão talentosos. “Que orgulho desses estudantes cearenses da Escola Estadual Guilherme Teles Gouveia. Parabenizo os alunos, bem como parabenizo também o professor e orientador do projeto”.

Solve for Tomorrow

O prêmio Solve for Tomorrow é uma ação global da Samsung que incentiva a realização de projetos que acessem conhecimentos científicos, formulem e proponham soluções simples para melhorar o lugar onde os alunos vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.

Saiba Mais
A cidade de Granja, localizada na região Norte do Estado do Ceará possui um histórico de reconhecimento sobre os resultados de incentivo à educação.

  • Em 2020, a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida foi eleita, pela segunda vez, a melhor do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) do 6º ao 9º ano, com nota 8,7.
  • Nove entre as 10 escolas com os melhores índices de leitura do país estão na cidade, de acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Educação e divulgado pelo Jornal O Estado de São Paulo.
  • Em 2018, o município alcançou o primeiro lugar geral no Prêmio Escola Nota Dez, reconhecimento estadual. Ao todo, 23 escolas foram premiadas.