JS volta ao Congresso Nacional da União dos Estudantes com a maior bancada em 20 anos


Fábio Pequeno/PDT Rio de Janeiro
10/07/2019

Após boicote político nos últimos dois anos, a Juventude Socialista volta a participar do Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune) com a maior bancada em 20 anos. Serão 420 delegados, constituindo-se a quarta maior força nesta 57ª edição do evento que acontece em Brasília. Parte deste contingente saiu ontem (10), do Rio de Janeiro, em uma caravana composta por militantes da JS carioca.

Para Vitor Straub, Coordenador Estadual do Movimento Reinventar, o momento é de muita emoção porque o projeto trabalhista ganhou força em todo o Brasil.

“A UNE tem a nossa gênesis, uma parte desse ‘DNA’ é nosso por conte do presidente Getúlio Vargas que, em 1937, ajudou na fundação, sendo escolhido patrono oficial. Voltamos com a maior bancada em 20 anos. E este resultado foi graças ao Projeto Nacional de Desenvolvimento que ganhou a sociedade pelas mãos nosso companheiro e porta voz trabalhista, Ciro Gomes.”

“O Reinventar vai do Amapá aos Pampas Gaúcho, de Goiás até Ceará. Hoje poucas entidades podem dizer que estão organizados nacionalmente de norte a sul, de leste a oeste. Os Trabalhistas voltaram”, vibra Straub.

O Congresso da UNE tem estimativa de receber, pelo menos, 12 mil estudantes de todos os estados até domingo e irá contar com várias atividades, como atos políticos, debates, grupos de discussão etc.