José Sarto participa de reunião da FNP para criação de consórcio de aquisição de vacinas contra Covid-19

Prefeitura de Fortaleza
02/03/2021

O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), participou, nesta segunda-feira (01), de uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que discutiu a criação de um consórcio público para a aquisição direta de vacinas contra a Covid-19. Participaram do encontro virtual gestores de 15 capitais e cerca de 400 municípios brasileiros.

O novo consórcio está se antecipando para agir caso o Programa Nacional de Imunização do Governo Federal não cumpra suas metas estabelecidas. Dessa forma, o sistema jurídico brasileiro poderá liberar governos estaduais e municipais para a compra de vacinas.

Para o prefeito Sarto, a credibilidade de algumas cidades junto a instituições internacionais e a união jurídica entre os municípios são aspectos que fortalecem o poder aquisitivo do consórcio público.

“Considerando cidades como Fortaleza, Salvador, São Paulo e Curitiba, no aspecto internacional, bem como a economia de escala que esses municípios unidos terão, teremos evidentemente uma compra maior de vacinas quando for possível”, afirmou o prefeito Sarto.

O gestor frisou que esta é uma antecipação que precisa de uma autorização legislativa das câmaras municipais, e que toda a documentação jurídica já está sendo providenciada.

“Estamos buscando de todas as maneiras a vacinação para imunizar a nossa população. Fortaleza está junto nesse processo, trabalhando em todas as áreas e vertentes para que a vacina chegue o mais rápido possível”, completou o pedetista.

Etapas para instalação do consórcio

Na ocasião, a FNP apresentou um cronograma de trabalho estabelecendo prazos para manifestação de interesses pelas cidades; envio da nova Lei referente à compra das vacinas já aprovada; e de nova reunião para instalação do consórcio. A expectativa é que no próximo dia 22 de março ocorra uma Assembleia para instalação do consórcio.